Como estamos fartos de dizer, para agradar à grande maioria dos condutores atuais, um carro elétrico não pode apenas oferecer uma autonomia comparável a um carro a combustão. Tem de ser capaz de oferecer um número significativamente maior!
Afinal, carregar um carro elétrico não é ainda tão prático como muitos desejariam.
Parece uma missão impossível? Bem… Não é! Já temos vários automóveis a apontar para uma incrível autonomia de 900~1000 quilómetros, e alguns até já a conseguem ultrapassar.
Tesla? O NIO ET7 já ultrapassa os 1000 kms de autonomia!
Portanto, se ainda existe um receio na cabeça dos condutores, é a ansiedade relativamente à autonomia de um veículo elétrico. Sendo exatamente por isso que várias fabricantes querem, por vezes à bruta, aumentar este número para conseguir angariar mais e mais clientes e assim ganhar uma maior quota de mercado.
A NIO, um fabricante chinês de veículos eléctricos, é uma das fabricantes que mais tem apostado nesta componente. Por isso, nada melhor que olhar para o seu novo sedan elétrico ET7 que num teste muito recente atingiu um novo recorde de autonomia.
Estamos a falar de 650 milhas, qualquer coisa como 1044 quilómetros com uma única carga. Curiosamente foi o próprio CEO da NIO (William Li) a conduzir o ET7 durante mais de 14 horas, percorrendo toda a distância já mencionada. Curiosamente, no fim do teste, o ET7 ainda tinha 3% de bateria, por isso, ainda podia fazer mais alguns quilómetros. Potencialmente podia até ter chegado perto dos 1100 quilómetros.
Na realidade, o CEO afirmou que num outro teste, o ET7 já tinha chegado aos 1145 quilómetros com uma única carga. Porém, dessa viagem, não existem gravações.
Como é que se chega aos “quase” 1050 quilómetros?
Bem, neste caso temos uma bateria de 150kWh baseada em muita da tecnologia mais recente que a indústria tem para oferecer. O que obviamente traz um custo significativo… Aliás, ainda segundo o mesmo CEO, esta bateria custa tanto quanto um ET5 da mesma fabricante. Ou seja, a bateria custa tanto quanto um carro elétrico inteirinho.
Entretanto, é esperado que esta bateria comece a ser produzida em massa já durante o próximo ano de 2024, o que claro está, deverá resultar numa queda de preço muito significativa.
Ademais, esperemos que este tipo de números de autonomia comece a chegar a mais modelos e marcas nos próximos anos. Isso poderia começar a mudar a maré para aqueles que têm dificuldade em comprar um veículo elétrico devido a preocupações com a autonomia.
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