Por muitos avançados que sejam os automóveis, não existe nenhum que seja cem por cento infalível. Como acontece com qualquer coisa tecnológica, há sempre um dia em que vai falhar. Claro que tratando-se de um automóvel é bastante mais complicado quando isto acontece. Que o diga a Tesla porque um Model Y matou duas pessoas e feriu três. Não se sabe ainda as causas que levaram a este acidente. No entanto, estão a circular muitos rumores nas redes sociais. O problema é que a maioria deles são falsos ou impossíveis.
Tesla Model Y mata duas pessoas e vídeo impressiona!
O acidente aconteceu no dia 5 de novembro e o vídeo tem circulado nas redes sociais chinesas. O vídeo do CCTV mostraum Tesla Model Y a tentar estacionar, depois a acelerar numa estrada de duas faixas, a desviar-se entre faixas de rodagem a alta velocidade, a desviar-se carros e motos antes de, eventualmente, colidir com uma montra cerca de 30 segundos e 2,6 quilómetros depois.
Um familiar anónimo do condutor de 55 anos afirmou que ele teve problemas com o pedal do travão quando estava prestes a parar em frente à loja da família.
Mas a Tesla tem outra versão. Dito isto, afirma que os registos do veículo mostram que o pedal do travão não foi pressionado durante o incidente. Refere também que o pedal do acelerador foi pressionado por uma parte significativa do evento. Para além disso pediu às pessoas que não vão em “rumores” sobre o incidente. O vídeo do CCTV mostra que as luzes do travão não acenderam nas imagens traseiras do carro. No entanto parecem acender-se pouco depois do início do incidente.
A Tesla já afirmou que vai ajudar as autoridades chinesas a investigar este acidente. O condutor escapou com ferimentos.
A Tesla pode ter culpa?
A verdade é que a Tesla já enfrentou outras acusações de avaria nos pedais dos travões no passado. De facto até de um cliente chinês que protestou em Xangai alegando um acidente resultante de uma falha no travão. Estas acusações não limitam apenas à China. Assim também há relatos nos Estados Unidos acerca de uma aceleração não intencional.
É possível ter acidentes com o piloto automático?
A Tesla é número um nos Estados Unidos e como tal é neste país que nos podemos concentrar para vermos o que os casos práticos nos dizem.
Ora de acordo com o Departamento de Transportes Norte-Americano, 439 veículos da Tesla estiveram envolvidos em acidentes desde julho de 2021. Isto em situações que envolveram o piloto automático. De facto, em comparação com outros fabricantes de automóveis, a Tesla tem o maior número de acidentes reportados relacionados com a tecnologia autónoma. No entanto isto pode dever-se ao facto da Tesla vender mais veículos do que qualquer outra empresa de automóveis na América do Norte.
Como resultado, avaliou-se o Piloto Automático da Tesla em diferentes ocasiões após acidentes graves. Por exemplo, em 2018, um Tesla Model X despistou-se enquanto o condutor utilizava o piloto automático como refere a agência Reuters.
Da mesma forma, outro acidente fatal no dia 12 de maio de 2022, a envolver um Tesla Model S, também é suspeito de ter sido causado pelo piloto automático. As investigações continuam a acumular-se e há pelo menos mais 35 casos em aberto.
Para além disso, muitos condutores de veículos Tesla já se queixaram de algo chamado travagem fantasma. Alguns deles até estão a processar este fabricante.
De quem é a culpa afinal?
O piloto automático da Tesla é uma tecnologia autónoma de nível 2. De forma mais sucinta, pode conduzir e acionar automaticamente os travões, mas o condutor precisa de intervir quando a situação o exige. Isto significa que se estiver envolvido num acidente de carro, o condutor é responsável aos olhos da lei. Mesmo com o piloto automático ativo.
Devido a alguns problemas graves que ocorreram quando os condutores estavam distraídos a Tesla atualizou o seu software para ativar um sistema que verifica se o condutor está atento ou não. Isto através de câmaras. É que na realidade é necessária sempre a nossa atenção.
O piloto automático torna a navegação mais segura
Mesmo que os acidentes possam acontecer quando os condutores usam o Piloto Automático da Tesla, o software torna a condução mais segura. Isto por 94% dos acidentes ocorrem devido a erros humanos.
O sistema de piloto automático da Tesla é de nível 2 e de facto para estarmos totalmente descansados terá de chegar ao nível 5. Enquanto isso acontece temos de estar sempre atentos à estrada e em caso de perigo assumir o controlo manual.
Receba as notícias Leak no seu e-mail. Carregue aqui para se registar. É grátis!