Os sistemas automáticos de condução estão muito avançados. No entanto, ainda não são perfeitos. Dito isto, apesar de já serem capazes de conduzir durante várias horas e evitarem obstáculos e peões, por vezes as coisas não correm como deveriam. Mas a culpa será sempre deles? A mais recente polémica envolve um Tesla Model S que sofreu um acidente contra um autocarro. No entanto, não está claro se o piloto automático estava ativado ou não. Isto passou-se nos Estados Unidos e de imediato os bombeiros ocorreram ao local e transportaram uma pessoa ferida. Agora a grande questão: – a culpa foi mesmo do piloto automático?
Tesla Model S: acidente brutal contra autocarro. Quem culpar?
O autocarro contra o qual o Tesla embateu está pintado de azul céu. Isto pode fazer com que a câmara do Tesla não o detete enquanto veÃculo. No entanto podem ter havido outros fatores. Os bombeiros, por exemplo, devido a este acidente falaram do perigo de encadeamento no nascer e por do sol.
Caso o utilizador não o confirme ou desminta estas conclusões são difÃceis de tirar logo no imediato. Sobretudo quando já existiram casos relacionados com as falhas do piloto automático.
O primeiro acidente fatal devido ao piloto automático ocorreu em 2016 quando o Tesla Model S não detetou um trator que estava a atravessar a estrada. Entretanto em Agosto de 2021 não foi possÃvel detetar veÃculos de emergência na estrada e um Tesla embateu contra 12 deles. Segundo o fabricante estes problemas estão resolvidos graças a um update que foi instalado em todos os veÃculos. Ainda assim ninguém sabe se não haverão outros problemas.
A pressão sobre a condução autónoma está a aumentar
Devido aos acidentes que ocorrem com alguma frequência a pressão perante os fabricantes destes veÃculos está a aumentar. Isto porque é necessária uma abordagem mais responsável face a isto e sobretudo para garantir que não há perdas de vidas devido a erros de software.
Seja como for neste caso resta-nos apenas perceber para já quem foi o culpado. Sol? Condutor? Sistema de condução autónoma?
Receba as notÃcias Leak no seu e-mail. Carregue aqui para se registar. É grátis!