Ensaio Model 3 2025 – A Tesla há muito que deixou de precisar de apresentações, e apesar do facto de Elon Musk estar a fazer um “trabalhinho” incrível para meter o nome da fabricante na lama, a realidade é que o “carro elétrico” ainda se confunde com os produtos desta empresa.
Afinal, o que começou como um pequeno projeto disruptivo transformou-se numa referência na indústria automóvel, ao ponto de até gigantes como a Volkswagen estarem agora a seguir-lhe os passos.
Dito tudo isto, apesar de já não dominar o mundo elétrico, perdendo a sua posição de “rei” para o Tesla Model Y, o Model 3, originalmente lançado em 2017, continua a ser a porta de entrada no mundo Tesla! Sendo exatamente por isso que continua a ser um dos carros mais vistos nas nossas estradas, sendo também um carro alvo de muitas importações no nosso mercado.
Mas, já olhou para a versão de 2025? Esta versão renovada chega com um visual atualizado e algumas melhorias… Mas também algumas decisões que vão dividir opiniões.
O Que Mudou?
Em suma, nada de radical. O design foi refinado, com faróis mais afilados e uma traseira ligeiramente retocada, dando-lhe um ar mais sofisticado. A aerodinâmica também foi melhorada, o que aumentou a autonomia para:
- 512 km no modelo base (RWD, 279 cv, bateria de 57.5 kWh)
- 701 km no Long Range RWD (315 cv, bateria de 75 kWh)
- 628 km no Long Range AWD (491 cv, dual motor)
- 528 km no Performance AWD (510 cv, dual motor)
A velocidade máxima foi limitada a 201 km/h em todos os modelos, exceto no Performance, que chega aos 262 km/h.
Tecnologia e Interior: O Bom e o Mau
A nível tecnológico, especialmente no lado do software, a Tesla domina a concorrência de forma pura e simplesmente avassaladora. Esta é a mais pura das verdades, quer goste ou não da fabricante, as outras ainda têm muita sopinha para comer.
Além disto, a Tesla continua a apostar numa experiência minimalista, mas agora com materiais de melhor qualidade. Ainda assim, há certas escolhas difíceis de justificar… Como é uma das maiores mudanças.
A grande mudança? Adeus manípulos! A Tesla decidiu eliminar as manetes de piscas e mudanças, colocando tudo no volante e no ecrã central. Isso pode fazer sentido em autoestradas, mas a história é outra quando se trata de rotundas e cruzamentos apertados.
Isto foi algo que me irritou profundamente durante o início do teste, mas que ao longo do tempo começou a entranhar. Porém, continuo a achar que não faz qualquer sentido ter piscas no volante.
Sim, é verdade que durante uma condução perfeita, na teoria, o pisca tem de ser feito antes de começar a rodar o volante. Mas… Em cruzamentos e rotundas mais complicadas, é algo que não faz sentido e chega até a ser perigoso.
Se é possível viver com isto? É. Se faz sentido? Não! Felizmente, é algo que já foi corrigido no Model Y, e vai muito provavelmente também ser corrigido no próximo refresh do Model 3.
Quanto às mudanças no ecrã… Epá… Adoro!
O sistema é super inteligente, e por isso poucas são as vezes em que tenho mesmo de mudar as mudanças “à mão”. Seja a fazer manobras, ou o que quer que seja, o sistema percebe que mudança tem de ser posta. É incrível!
Por isso, quando é de facto necessário, passar no ecrã não é de todo a coisa que mais me irrita à face da terra.
Por fim, há a questão dos limpa-para-brisas automáticos, que ainda parecem ter um modo “desligado ou frenéticos”.
Preço?
A boa notícia é que a Tesla manteve os preços competitivos, com o “novo” Model 3 a começar à volta dos 40 mil euros. Por isso, considerando tudo aquilo que o Model 3 oferece, este continua a ser uma das melhores propostas na gama dos elétricos.
Carregamento: O Trunfo da Tesla
Se há algo em que a Tesla continua a dar cartas é na rede de Superchargers. É simples, rápido e eficiente. Enquanto donos de outros EVs andam a lutar com apps e cartões RFID, os utilizadores de Tesla só precisam de estacionar e ligar o cabo. Zero complicações.
Alternativas?
A concorrência tem dado cartas, com modelos como o BMW i4, Polestar 2, Hyundai Ioniq 5, Ford Mustang Mach-E e Kia EV6 a oferecerem opções mais refinadas e, em alguns casos, mais divertidas de conduzir. Mas se olharmos para eficiência, autonomia e infraestrutura de carregamento, o Model 3 continua no topo.
Veredito: É o rei?
O Model 3 não é perfeito. Está longe disso. Há escolhas que vão dar dores de cabeça a muita gente (olá, piscas no volante), mas no geral, continua a ser um dos elétricos mais inovadores e interessantes do mercado.
Assim, com um design melhorado, mais autonomia e o trunfo dos Superchargers, a Tesla mantém-se à frente da concorrência em muitos aspetos. Ainda é a referência nos elétricos? Provavelmente! Mas prepara-te para algumas decisões questionáveis na usabilidade.