A Tesla não parece precisar de ajuda para perder importância no mundo 100% elétrico, especialmente depois daquilo que Elon Musk anda a dizer e a fazer neste ainda tão jovem ano de 2025. Mas, a realidade é que ainda é a referência deste mundo.
Por isso, ficar a saber que existe um novo 100% elétrico capaz de oferecer uma autonomia de 1000 km graças a uma bateria de 123kWh semissólida… A coisa só pode ficar interessante. Especialmente quando o preço é o mesmo de um Tesla Model 3.
Tesla Killer? Temos novo 100% elétrico a entusiasmar!
Portanto, há alguns dias atrás afirmámos que a revolução elétrica resultou numa evolução quase absurda da indústria automóvel Chinesa. A região controla os minerais, tem a força de produção, e ao que tudo indica, também tem a capacidade de desenvolver tecnologias inovadoras antes de toda a gente.
Um bom exemplo está num novo 100% elétrico produzido pela IM do grupo SAIC. Um carro que chega ao mercado com uma bateria semissólida extremamente interessante!
O que é uma bateria semissólida?
- Uma bateria semissólida usa um eletrólito pastoso, em vez de totalmente líquido ou sólido. Isso torna-a mais segura, com maior densidade energética e carregamento mais rápido do que as baterias convencionais. Isto além de ser mais barata que as de estado sólido. Ideal para carros elétricos e armazenamento de energia.
É graças a esta bateria que este IM L6 Lightyear oferece uma autonomia de 1000 quilómetros, bem como carregamentos rápidos de 400kW. Este carro vai chegar à Europa, onde podemos incluir Portugal, graças aos esforços da MG.
Relativamente à motorização, temos aqui um sistema de tração integral com 2 motores e uma potência combinada de 776 cv (579 kW). Curiosamente, as rodas traseiras são orientáveis, e como tal, o estacionamento é muito facilitado.
Quanto custa?
Na China são 45 mil euros. Que claro está, seria absultamente incrível na Europa.
Porém, o Grupo SAIC foi muito atingido pelas tarifas, por isso, é muito provável que chegue um pouco mais caro ao mercado Europeu.