Tesla Gigafactory Berlin está num caos total! E agora?

A Tesla Gigafactory Berlin está alegadamente num “caos total”, segundo um funcionário da fábrica que falou com a Wired e que destaca as questões laborais na fábrica. O construtor automóvel está atualmente a tentar aumentar simultaneamente a produção na Gigafactory Texas e na Gigafactory Berlin, que são fábricas realmente grandes. Dito isto, a Tesla pretende ter mais de 10 mil trabalhadores em cada fábrica. No entanto as coisas não estão a correr propriamente bem e isto deve-se exatamente ao tamanho.

Tesla Gigafactory Berlin está num caos total! E agora?

De facto, com a vontade de ter 10 mil trabalhadores em cada fábrica os esforços de contratação nessa escala são extremamente difíceis de executar. Dito isto, a Wired referiu que a Tesla “não pode contratar pessoas suficientes, ou mantê-las” na Gigafactory Berlin.

A publicação descreve uma situação em que a Tesla tem problemas em preencher cargos, manter funcionários e fala ainda de um elevado nível de absentismo na fábrica.

Um funcionário atual, que pediu anonimato com medo de perder o emprego, descreve a gigafactory de Berlim como um “caos”. “Algumas pessoas estão doentes há mais tempo do que realmente trabalharam. Há pessoas que não vejo a trabalhar há três semanas e outras há seis meses. Muitas pessoas estão doentes porque a motivação não existe”, diz, culpando as más condições de trabalho. As saídas envolvem pessoal temporário e funcionários permanentes que estão lá há mais de um ano, contratados antes da abertura.

A Tesla alegadamente tem 7500 funcionários a trabalhar na Gigafactory Berlin, e neste momento tem quase 400 vagas em aberto na fábrica.

Curiosamente, a Tesla saiu da Alemanha para tentar preencher vagas – quase 10% dos trabalhadores são de fora do país, a maioria da Polónia. Lembro que a Gigafactory Berlim fica apenas a cerca de uma hora da fronteira alemão/polaca.

A Tesla está neste momento a tentar atingir uma taxa de produção de 5.000 veículos Model Y por semana na fábrica, um objetivo que tem procurado alcançar até ao final do ano.

Entretanto em outubro, a Tesla confirmou que alcançou uma produção de 2.000 unidades por semana. No entanto não atualizou a capacidade de produção desde então.

Ao seguir a Leak no Google Notícias está a ajudar-nos. Carregue aqui e depois em seguir.
Bruno Fonseca
Bruno Fonseca
Fundador da Leak, estreou-se no online em 1999 quando criou a CDRW.co.pt. Deu os primeiros passos no mundo da tecnologia com o Spectrum 48K e nunca mais largou os computadores. É viciado em telemóveis, tablets e gadgets.

Leia também