Tesla acaba com as garrafas de água no volante

Para que o sistema de piloto automático da Tesla funcione é necessário que as mãos do condutor estejam no volante. Isto para garantir que no caso de alguma coisa correr mal a pessoa pode sempre agir. No entanto, há quem goste de arriscar e utilize dispositivos para o veículo pensar que as mãos estão mesmo no volante, enquanto o condutor vai lendo o jornal ou estando no telemóvel. No entanto, agora será muito mais difícil enganar os veículos da Tesla com garrafas de água ou outros equipamentos.

Tesla acaba com as garrafas de água no volante

Como referi acima para se utilizar o piloto automático e a versão beta de condução autónoma completa é necessário que os condutores deixem as mãos no volante. No entanto isto é feito de uma forma mais tradicional. Ou seja, não detecta propriamente se as mãos estão lá ou não, mas apenas a força que fazemos quando as colocamos.

tesla model 3, elétrico

É por esse motivo que algumas pessoas começaram a utilizar dispositivos que permitem enganar o automóvel. Em alguns casos pode ser tão simples como colocar uma garrafa de água no volante.

Agora a Tesla quer acabar com este problema através de software.

O Teslascope, que investiga as atualizações de software da Tesla, encontrou algo interessante na mais recente atualização beta da FSD. Assim a Tesla pode agora detetar dispositivos que tentem enganar o piloto automático. Caso sejam encontrados ele desliga-se.

Esta é uma abordagem interessante para o problema e chega em boa altura. É que o novo software de condução está a chegar a todos de uma forma mais ampla.

Com a tecnologia ainda em fase beta e sem dúvida perigoso se os condutores não estiverem atentos. Assim a Tesla está a tentar encontrar formas de tentar garantir que os condutores estão realmente a pôr as mãos no volante e prontos para assumir o controlo a todo o momento.

Entretanto a Tesla também tem vindo a utilizar cada vez mais a sua câmara virada para a cabine para monitorizar a atenção do condutor. Logo à partida envia avisos ao condutor quando o olhar não está na estrada.

Ao seguir a Leak no Google Notícias está a ajudar-nos. Carregue aqui e depois em seguir.
Bruno Fonseca
Bruno Fonseca
Fundador da Leak, estreou-se no online em 1999 quando criou a CDRW.co.pt. Deu os primeiros passos no mundo da tecnologia com o Spectrum 48K e nunca mais largou os computadores. É viciado em telemóveis, tablets e gadgets.

Leia também