Tesla: condutores ficam fora dos carros devido a erro no servidor!

Os automóveis inteligentes têm destas coisas. Antigamente para entrarmos nos veículos só necessitávamos da boa e velha chave. Hoje em dia, com alguns automóveis, é tudo mais complexo. O problema é que basta uma falha técnica para deixar os utilizadores literalmente à porta. Foi exatamente isso que aconteceu com os Tesla devido a um erro do servidor.

Tesla: condutores ficam fora dos carros devido a erro no servidor!

Foi mais ou menos por volta das nove da noite de ontem que os condutores dos Tesla perceberam que a app estava a dar um erro 500. Isto quando tentavam comunicar com o veículo. Ora, por esse motivo, deixou de ser possível entrar no carro através da app. Para além disso era mostrada uma localização errada.

Este problema afetou várias partes do mundo com a maioria dos relatos a chegarem dos Estados Unidos, Coreia e Europa.

Apesar de alguns Tesla poderem ser desbloqueados com o smartphone via Bluetooth, keycard ou chave, outros modelos têm de ser abertos via app.

Algumas pessoas até darem cabo da porta a tentarem abri-la de outras formas.

Um pouco mais tarde Elon Musk, o patrão da Tesla, afirmou que um aumento de tráfego acidental causou este problema e que os servidores estavam a voltar online.

Entretanto e já que falamos em conetividade sabia que a Tesla anda a lançar carros sem portas USB. Sabe porquê? Resposta resumida? Falta de chips! Resposta longa? A Tesla decidiu lançar vários Model 3 e Model Y no mercado, sem as já mencionadas portas USB, porque não tem chips suficientes para garantir a sua funcionalidade, e está farta de ter carros em stock, quase prontos, com estas peças em falta.

Tesla anda a lançar carros sem portas USB. Sabe porquê?

Portanto, a escassez de semicondutores continua a fazer das suas no mundo automóvel. Um fenómeno que também começou a afeta significativamente a Tesla, nomeadamente nas gamas mais baixas (Model 3 e Model Y), que estão agora a chegar às mãos dos consumidores, sem as vulgares portas USB-A ou USB-C, que vemos em tanto aparelho eletrónico.

Dito tudo isto, este ‘problema’ só parece ter começado a afetar a Tesla a partir do dia 11 de Novembro, nas mais recentes entregas dos modelos já mencionados. Com os condutores a virarem-se para o Reddit para falar um pouco das suas preocupações com a situação. Afinal de contas, não são apenas as portas USB-C do tablier e da parte de trás que estão em falta, em alguns casos, o módulo de carregamento sem fios, para o smartphone, também está em falta, ou simplesmente não funciona.

Ok… Mas isto é assim tão grave? Sim… Porque a Tesla não avisou ninguém!

Ou seja, quem recebeu o carro, que provavelmente teve de esperar mais do que habitual, recebeu o seu novo EV, sem portas USB, e claro, isto, sem qualquer aviso da marca. Entretanto, a Tesla já veio a público que as portas USB podem ser instaladas mais tarde, sem qualquer custo associado. Mas fica mal à marca não dizer nada aos seus fieis consumidores.

Curiosamente, a Tesla não é a única marca a sofrer com a falta de chips, visto que a BMW também teve de começar a lançar alguns modelos com funcionalidades limitadas, como é o caso da funcionalidade ‘touch’ da consola central.

Ao seguir a Leak no Google Notícias está a ajudar-nos. Carregue aqui e depois em seguir.
Bruno Fonseca
Bruno Fonseca
Fundador da Leak, estreou-se no online em 1999 quando criou a CDRW.co.pt. Deu os primeiros passos no mundo da tecnologia com o Spectrum 48K e nunca mais largou os computadores. É viciado em telemóveis, tablets e gadgets.

Leia também