Nunca é muito fácil calcular-se com a máxima precisão a autonomia. Isto porque existem sempre vários fatores a considerar quer se trate de um motor elétrico ou de combustão interna. Há tantos fatores que podem afetar a eficiência de um veículo numa estrada que é difícil determinar até onde pode ir com uma bateria ou um depósito de gasolina cheios. No entanto quanto mais exata for, apesar de todas estas variáveis, melhor. A Tesla calcula tudo isto muito bem mas ainda assim o cálculo da autonomia não está livre de problema. Entretanto este fabricante revelou o que influencia mais os cálculos.
Tesla: isto é o que mais influencia o cálculo da autonomia!
Há muito tempo que a Tesla é líder em eficiência e em veículos eléctricos de longo alcance. No entanto apesar disso, continua a ter problemas em prever o consumo de energia de uma viagem.
Ao introduzir um destino no sistema de navegação, a Tesla fornece ao condutor a autonomia esperada no destino, e muitas vezes não é exatamente o que seria de esperar com base na autonomia EPA do veículo.
Ao longo dos últimos anos, a Tesla investiu mais no cálculo da autonomia e acrescentou “vento lateral, vento contrário, humidade e temperatura ambiente” numa atualização de software no ano passado.
Alguns meses mais tarde, adicionou também a pressão dos pneus ao cálculo.
Agora, numa nova publicação no X, a Tesla enumerou exatamente todos os fatores que contribuem para prever a autonomia de um veículo específico numa viagem específica.
Fatores mais influenciadores
- Velocidade e direção do vento
- Elevação/grade
- Velocidade do trânsito
- Aceleração/desaceleração média
- Temperatura ambiente
- Humidade e pressão
- Carga solar e cobertura de nuvens
- % inicial da bateria
- Temperatura inicial da bateria
- Peso bruto do veículo combinado
- Resistência ao rolamento
- Coeficiente de resistência aerodinâmica
- Consumo de ar condicionado
- Consumo de energia específico do veículo (suporte para bicicletas ou similar)
- Pré-condicionamento da bateria
Realmente há muitos fatores que podem condicionar a autonomia de um veículo e como se percebe não é nada fácil fazer-se os cálculos.
Receba as notícias Leak no seu e-mail. Carregue aqui para se registar. É grátis!