A Tesla mostrou a força da tecnologia que vai integrar no Tesla Bot, um robô humanoide que promete revolucionar o mundo. De repente lembrei-me do filme Exterminador Implacável? Ora com o atuador integrado numa das pernas do robô foi possível levantar um piano inteiro! É algo sem dúvida surpreendente!
Tesla Bot consegue levantar um piano com um só motor
Parte da lógica para a Tesla aventurar-se na criação de um robô humanoide, algo que não parece alinhado com a sua missão de revolucionar o mercado de transportes sustentáveis, foi pelo facto deste fabricante considerar que os seus veículos já são “robôs sobre rodas” como refere o site Electrek.
A Tesla acredita que todas as tecnologias que estão a ser desenvolvidas se integram muito bem num robô. Deste modo será possível desenvolver um robôs humanoide funcional que poderá ser útil em várias tarefas.
Por exemplo, tal como os seus veículos elétricos, o robô é alimentado por baterias, está equipado com o mesmo computador dos automóveis e sensores semelhantes para alimentar o seu sistema de visão. Entretanto a Tesla já tem experiência no desenvolvimento de motores elétricos e atuadores, que também são usados para alimentar robôs.
Konstantinos Laskaris, designer principal da Tesla, tem sido responsável pelo desenvolvimento de motores elétricos e atuadores para os veículos da Tesla há mais de uma década. A sua equipa ficou agora encarregada de desenvolver atuadores especificamente para o Tesla Optimus, a mais recente versão do Tesla Bot.
No mês passado a empresa revelou o mais recente protótipo Tesla Optimus equipado pela primeira vez com atuadores desenhados pela Tesla em vez de recorrer a outros fabricantes. No entanto como ainda tinha pouco tempo de desenvolvimento não foi possível colocá-lo a andar no evento.
A título de curiosidade este robô está equipado com 28 atuadores estruturais, incluindo dois atuadores primários na perna.
A título de curiosidade um atuador é aquilo que pode ser visto, por exemplo, na imagem abaixo.
Embora não pudesse andar a Tesla decidiu agora lançar um novo vídeo a mostrar a força dos atuadores da Tesla. De facto, um só conseguiu levantar um piano de meia tonelada/500kg.
Entretanto a Tesla já referiu que acredita que o seu mais recente robô equipado com os seus próprios atuadores deverá poder andar nas próximas semanas.
Receba as notícias Leak no seu e-mail. Carregue aqui para se registar. É grátis!