A Tesla lança uma grande atualização uma vez por mês que inclui melhorias de funcionalidades, melhorias de segurança ou outras novidades. Apesar de alguns proprietários receberem logo a atualização alguns dias após o lançamento, a maioria dos proprietários só tem direito depois de várias semanas. Mas qual a razão para as atualizações não chegarem a todos os que têm um Tesla logo de imediato? Há uma boa razão!
Tesla: atualizações não chegam logo a todos por esta razão
Infelizmente, os updates para os veículos da Tesla não são propriamente como as que são disponibilizadas pare os dispositivos móveis onde tudo acontece mais depressa. Aliás o cuidado tem de ser outro. Sobretudo num equipamento que tem a possibilidade de conduzir sozinho.
Como a Tesla disponibiliza updates
A Tesla lança atualizações com base na região, modelo, hardware e outros fatores do veículo. A principal razão pela qual a Tesla lança atualizações desta forma é para minimizar o risco e avaliar como uma atualização está a funcionar.
Este limitar de atualizações permite à Tesla agir rapidamente caso surja algum problema e trabalhar nas correções de bugs com base no feedback. Isto antes que o potencial problema tenha oportunidade de afetar um grande número de veículos.
Ou seja, isto permite isolar mais facilmente os problemas. Tudo antes que a maior parte da frota fique afetada.
Entretanto o modelo de veículo ou outro hardware também é tido em conta. Por exemplo, se a Tesla estiver a tentar obter feedback sobre uma funcionalidade que requer MCU 2 ou MCU 3, podem primeiro enviar a atualização para esses veículos antes de a lançarem mais amplamente.
Se olharmos para a página de atualizações de software vemos que existem uma grande variedade de atualizações. Alguns podem chegar com revisões diferentes e com características também.
O que significam os números nos update da Tesla
O processo de lançamento da Tesla é o motivo pelo qual existem várias versões para a mesma atualização.
Por exemplo, a Tesla pode lançar pela primeira vez a atualização 2022.36, mas à medida que forem encontrados bugs e a Tesla os corrigir, a Tesla lançará novas atualizações como 2022.36.1 e 2022.36.2.
O número de 2022 na versão representa o ano em que o desenvolvimento começou para esta atualização. O 36 representa o número da semana, e o último número significa a revisão da atualização.
Consigo forçar a instalação de um update?
Infelizmente, não. Em circunstâncias normais, não há como forçar os Tesla a receber uma atualização. Terá simplesmente de esperar até que a atualização esteja disponível para o seu veículo.
No entanto, existem algumas coisas que pode fazer para as receber o mais rapidamente possível.
Assim se está interessado em receber atualizações assim que elas estiverem disponíveis, é uma boa ideia ativar a opção “Atualizações Avançadas” no separador Software do seu veículo.
Receba as notícias Leak no seu e-mail. Carregue aqui para se registar. É grátis!