Sabia que, com a definição correcta da BIOS, pode obter um desempenho adicional do seu hardware existente? Se não conhece a Resizable BAR e a forma como aumenta o desempenho, é muito provável que nunca a tenha desativado. Vamos explicar-lhe como porde alterar isto no seu PC e ter mais velocidade nos jogos.
Alterar só isto no seu PC vai-lhe dar mais velocidade nos jogos!
O que é Resizable BAR?
A Resizable BAR (Base Address Register) é uma funcionalidade que permite à CPU aceder a toda a memória da placa gráfica, ou VRAM, de uma só vez, em vez de o fazer em pequenas porções de tamanho fixo de 256 MB. Esta funcionalidade faz parte da norma PCI Express e tem como objetivo melhorar a eficiência das transferências de dados entre a CPU e a GPU, melhorando o desempenho geral do sistema para jogos e aplicações com uso intensivo de GPU.
Como é que funciona?
Em circunstâncias normais, a CPU só pode aceder a uma parte da memória da GPU de cada vez, devido às limitações da norma PCIe tradicional. Com a Resizable BAR desactivada, a largura de banda predefinida é limitada a apenas 256 MB de cada vez. Essa largura de banda limitada pode criar estrangulamentos, especialmente em tarefas com uso intensivo de dados, como jogos, edição de vídeo e simulações.
A Resizable BAR elimina essas limitações, permitindo que o processador aceda a toda a VRAM numa única operação. Isto aumenta a velocidade com que os dados são transferidos entre a CPU e a GPU, levando a um melhor desempenho em jogos e aplicações compatíveis.
Memória de acesso inteligente da AMD
A implementação da Resizable BAR da AMD é conhecida como Memória de Acesso Inteligente (SAM). Introduzida com os CPUs Ryzen série 5000 e as GPUs Radeon RX série 6000, a SAM permite que esses componentes se comuniquem de forma mais eficiente, aproveitando todo o potencial do hardware. A AMD alega uma melhoria de até 16% no desempenho dos jogos com o SAM ativado, embora os ganhos reais possam variar consoante o jogo e a configuração específica do hardware.
Requisitos de hardware
CPU: AMD Ryzen série 5000 ou mais recente, Intel 10ª geração ou mais recente.
GPU: NVIDIA RTX série 30 ou AMD Radeon RX série 6000 ou mais recente.
Placa-mãe: Deve suportar Resizable BAR, o que normalmente requer uma atualização da BIOS. As motherboards AMD compatíveis com SAM começam com as séries 400 e 500 (por exemplo, X570, B550, A520, X470, B450). No caso da Intel começam com as séries 400 e 500 (Z590, B560, Z490, H470, B460, H410).
Quais são os benefícios de desempenho?
A ativação da Resizable BAR pode levar a melhorias de desempenho numa variedade de jogos, reduzindo a latência e o acesso à memória da GPU acima do limite de 256 MB. A AMD afirma um aumento de desempenho de até 16% em alguns jogos, por exemplo, embora os benefícios no mundo real possam variar. Muitos utilizadores relatam ganhos de desempenho na ordem dos 6-10%, com alguns jogos a apresentarem melhorias ainda maiores. É importante notar que os jogos não beneficiam da mesma forma, e alguns podem até registar ligeiras quedas de desempenho.
Como ativar
Na BIOS do seu computador, navegue até ao menu de definições PCIe e active a opção Above 4G Decoding. Esta definição ativa o espaço de endereço de 64 bits para os seus dispositivos PCIe, permitindo o acesso a mais de 4 GB de espaço de memória por dispositivo PCI Express, como a sua GPU.
Agora que activou o endereçamento de 64 bits, navegue até Resizable BAR e mude para ativar. Esta opção pode estar listada com nomes diferentes, dependendo do fabricante. A AMD pode chamá-la de Smart Access Memory (SAM), enquanto a Nvidia utiliza Re-Size BAR ou Resizable BAR.
Receba as notícias Leak no seu e-mail. Carregue aqui para se registar. É grátis!