Provavelmente já lhe disseram para não sair à rua no inverno com o cabelo molhado ou sem casaco porque vai constipar-se. Mas é verdade que o tempo frio causa gripe e constipações?
A primeira coisa que tem de saber é que ter frio não é a razão pela qual se constipa. Mas é verdade que o tempo frio torna mais fácil apanhar vírus respiratórios, como a constipação e a gripe. A investigação também mostra que as temperaturas mais baixas estão associadas a taxas mais elevadas de COVID-19.
Muitos vírus, incluindo o rinovírus – o culpado habitual da constipação comum -, a gripe e o SARS-CoV-2, o vírus que causa a COVID-19, permanecem infecciosos durante mais tempo e replicam-se mais rapidamente a temperaturas mais frias e com níveis de humidade mais baixos.
Isto, juntamente com o facto de as pessoas passarem mais tempo dentro de casa e em contacto próximo com outras pessoas durante o tempo frio, são razões comuns para a maior probabilidade de propagação dos germes.
A gripe e o vírus sincicial respiratório, ou RSV, tendem a ter uma sazonalidade definida no outono e no inverno.
No entanto, devido ao aparecimento de novas variantes da COVID-19 e à diminuição da imunidade de infecções e vacinas anteriores ao longo do tempo, a COVID-19 não é o vírus respiratório típico do tempo frio. A título de exemplo, as taxas de infeção por COVID-19 aumentaram todos os Verões desde 2020.
A transmissão do vírus é mais fácil quando está frio
Mais especificamente, o tempo frio pode alterar a membrana externa do vírus da gripe, tornando-a mais sólida e elástica. Os cientistas acreditam que este revestimento de borracha facilita a transmissão do vírus de pessoa para pessoa.
Não é só o ar frio do inverno que causa problemas. O ar seco, para além de frio, tem sido associado a surtos de gripe. Isto porque o ar seco do inverno ajuda o vírus da gripe a manter-se infecioso durante mais tempo. O ar seco, que é comum no inverno, faz com que a água encontrada nas gotículas respiratórias se evapore mais rapidamente. Isto resulta em partículas mais pequenas, que são capazes de durar mais tempo e viajar mais longe depois de tossir ou espirrar.
A forma como o seu sistema imunitário reage durante o tempo frio também é muito importante. A inalação de ar frio pode afetar negativamente a resposta imunitária no seu trato respiratório, o que facilita a instalação de vírus. É por isso que usar um lenço sobre o nariz e a boca pode ajudar a prevenir uma constipação, porque aquece o ar que inspira.
Além disso, a maioria das pessoas recebe menos luz solar no inverno. Isto é um problema porque o sol é uma fonte importante de vitamina D, que é essencial para a saúde do sistema imunitário. A atividade física, outro fator, também tende a diminuir durante o inverno. As pessoas têm três vezes mais probabilidades de adiar o exercício em condições de neve ou gelo.
Em vez disso, as pessoas passam mais tempo em casa. Isto significa normalmente um contacto mais próximo com outras pessoas, o que leva à propagação de doenças. Os vírus respiratórios propagam-se geralmente num raio de 2 metros de uma pessoa infetada.
Além disso, as temperaturas frias e a baixa humidade secam os seus olhos e as membranas mucosas do nariz e da garganta. Uma vez que os vírus que causam constipações, gripe e COVID-19 são normalmente inalados, o vírus pode fixar-se mais facilmente a estas passagens debilitadas e secas.
Como se proteger?
Lave as mãos com frequência.
Evite tocar na sua cara, algo que as pessoas fazem muitas vezes.
Mantenha-se hidratado.
Faça uma dieta equilibrada. Os vegetais de folha verde escura são ricos em vitaminas que apoiam o sistema imunitário, enquanto os ovos, o leite, o salmão e o atum têm vitamina D.
Mantenha-se fisicamente ativo, mesmo durante o inverno.
Receba as notícias Leak no seu e-mail. Carregue aqui para se registar. É grátis!