O tempo gasto pelos utilizadores do Instagram na sua versão Android aproximou-se do tempo despendido no Facebook, pelo menos no mês passado e segundo novos dados do SimilarWeb. Segundo este serviço de análise online, os utilizadores do Instagram gastaram 53 minutos por dia nesta aplicação, enquanto a média do Facebook foi apenas cinco minutos mais longa.
Este estudo surge depois do lançamento da funcionalidade “You All App Up” que informa automaticamente os utilizadores quando já vimos todos os posts que foram colocados pelos últimos amigos ou por quem seguimos nos últimos dois dias. O objetivo desta nova funcionalidade é evitar que os utilizadores gastem menos tempo a procurar novos conteúdos na plataforma.
As informações mais recentes que chegam do SimilarWeb também indicam que os utilizadores do Instagram estão a ver mais anúncios na plataforma do que costumavam, porque estão a passar mais tempo nesta aplicação.
Esta novidade surge depois de nos mês passado o Instagram ter quebrado a marca de mil milhões de utilizadores. Em setembro do ano passado, esta rede contava com 800 milhões de utilizadores.
Olhando para todos os dados, o Instagram está a crescer, tanto na aquisição de utilizadores como no tempo em que as pessoas o passam a utilizar.
As novidades no Instagram
As últimas semanas têm trazido muitas novidades no que diz respeito ao Instagram. A primeira é a possibilidade de nos próximos tempos passarmos a controlar o tempo que passamos nesta rede social.
Controlar o tempo que passamos nesta rede social
Um olhar atento para a apk do Instagram revelou mais alguns destalhes acerca da funcionalidade Usage Insights que vai ser lançada nesta plataforma social. A presença da mesma foi confirmada pelo diretor executivo do Instagram, Kevin Systrom, no mês passado e tem como objetivo informar os utilizadores acerca do tempo que já gastaram nesta rede social.
Ao “desmontar-se” o código do APK desta aplicação, foi encontrada uma opção que vai permitir aos utilizadores definirem o tempo que vão gastar nesta rede social. Quando os utilizadores excederem o tempo, vão ser brindados com uma notificação. Importa salientar que será possível alterar a forma de notificação e até o tipo de bloqueio.
Esta nova funcionalidade adicionada ao Instagram não chega por acaso. Estudos recentes revelam que o aumento da utilização dos smartphones é provavelmente um fator no aumento dos casos de depressão e suicídio entre adolescentes. Ao mesmo tempo existe também uma correlação entre o tempo gasto nas redes sociais com o aumento nos casos de ansiedade entre indivíduos acima dos trinta anos de idade.
A outra é o IGTV.
A nova aplicação que já está está disponível no Google Play, permite o upload de uma hora de vídeo. Este serviço está disponível para utilizadores e criadores de conteúdo. Se quiserem só ver o que se vai passando no mundo dos vídeos basta instalarem a aplicação e já está. Caso contrário e se quiserem ser estrelas do Instagram basta carregarem no botão que mostra uma roda dentada e posteriormente criarem um canal.
Embora esta aplicação surja como algo independente, também é possível aceder ao IGTV através da aplicação Instagram. Quando isto acontece, embora a interface pareça exatamente igual à da IGTV, tudo acontece dentro da aplicação original.
No entanto o IGTV tem algumas diferenças em relação ao YouTube. Em vez dos vídeos serem vistos na horizontal, como acontece no youtube, mantêm o mesmo estilo na vertical.
A reprodução de vídeo começa instantaneamente quando abrimos a aplicação, o que é provavelmente benéfico para a maioria dos utilizadores. Importa salientar que o áudio começa de forma silenciosa desde o início, para não haver perigo de incomodar as pessoas à volta, especialmente quando está em reunião e até pega no smartphone.
Receba as notícias Leak no seu e-mail. Carregue aqui para se registar. É grátis!