Esta é a temperatura a que deve estar a sua casa para poupar!

O frio chegou em força esta semana e isto levou a que várias pessoas pesquisassem na Google a que temperatura deve estar a casa. Isto só na última semana. A verdade é que a chegada do frio pode transformar-se em algo bastante dispendioso. Assim esta é a temperatura a que deve estar a sua casa não só para poupar mas também por questões de saúde.

Para a maioria das pessoas, é aconselhável uma temperatura interior mínima de 18ºC para adultos saudáveis no inverno. Para as pessoas mais vulneráveis, como as crianças ou os idosos, é preferível mantê-la um pouco mais quente, a 20ºC.

Isto é crucial porque os ambientes mais frios podem engrossar o sangue, elevar a tensão arterial e aumentar o risco de infecções respiratórias.

verão: é melhor beber água fresca ou à temperatura ambiente?Manter a temperatura da casa entre os 18 e os 21 graus garante que a sua casa se mantém quente o suficiente para uma boa saúde, evitando o consumo excessivo de energia.

Entretanto recomenda-se que ligue o aquecimento apenas quando a temperatura desce para cerca de 14 graus de forma consistente.

Entretanto para manter o calor em sua casa, certifique-se de que tem métodos de prevenção de correntes de ar, especialmente à volta das portas e janelas. Deve também tirar o máximo partido do sol durante o dia, mantendo as cortinas abertas para deixar entrar o calor.

Quando o sol se põe, deve fechar novamente as cortinas para manter o calor do dia dentro de casa.

Como os preços da energia continuam a ser uma preocupação para muitas famílias, estes pequenos ajustes podem fazer uma diferença significativa. Considere tomar medidas proactivas, como agendar uma manutenção do ar condicionado ou dos sistemas de aquecimento, para garantir que tudo está a funcionar eficientemente durante os meses mais frios.

Tem radiador em casa? Então faça isto!

Se o seu radiador não estiver a aquecer tanto quanto deveria, é provável que possa ser reparado sem ferramentas especializadas ou sem ter de chamar um canalizador. Assim manter os radiadores limpos pode parecer uma forma óbvia de garantir que funcionam corretamente, mas muitas pessoas não se apercebem dos diferentes componentes de um radiador e de onde limpar para garantir um bom desempenho.

Não estamos a falar apenas da superfície do radiador – ou da parte que você e as suas visitas podem ver. Estamos a falar dos painéis intermédios e até do interior do próprio radiador.

O pó, o cabelo e outros detritos podem entupir o seu radiador e impedir a saída de calor, o que o torna muito menos eficiente, tendo de gastar muito mais energia para tentar aquecer a sua casa.

Certificar-se de que limpa todos os cantos e fendas do seu radiador pode ser difícil, uma vez que pode ser difícil de alcançar. No entanto, felizmente, existe um truque simples que demora menos de cinco minutos.

Um dos principais envolve utilizar um secador de cabelo.

Primeiro, coloque um lençol velho, uma toalha ou um cobertor por baixo do radiador. Isto para apanhar o pó à medida que este sai, para que não tenha de se preocupar em passar o aspirador depois.

o seu radiador vai aquecer mais rápido se fizer isto! experimente, temperatura a que deve estar a casa

Depois, basta apontar o bocal do secador de cabelo para a parte de trás do radiador, no espaço entre o aparelho e a parede.

Ligue o secador de cabelo. Depois coloque-o na posição mais alta e ele deve forçar a saída de qualquer poeira que tenha ficado no interior do radiador.

A seguir, pegue na sua toalha, lençol ou cobertor e sacuda-o bem para fora para evitar qualquer limpeza. Depois, o seu radiador deverá ser capaz de voltar a aquecer rapidamente a sua casa.

Agora já sabe como deixar o seu radiador a aquecer mais rápido.

Siga a Leak no Google Notícias e no MSN Portugal.

Receba as notícias Leak no seu e-mail. Carregue aqui para se registar. É grátis!

Bruno Fonseca
Bruno Fonseca
Fundador da Leak, estreou-se no online em 1999 quando criou a CDRW.co.pt. Deu os primeiros passos no mundo da tecnologia com o Spectrum 48K e nunca mais largou os computadores. É viciado em telemóveis, tablets e gadgets.

Leia também