Tem um iPhone? Talvez valha a pena desativar as Live Photos!

Se tem um iPhone é importante desativar uma função importante que pode consumir o seu armazenamento e fazer com que tenha custos adicionais mais tarde. Assim para não ter surpresas e se não utiliza esta funcionalidade desative-a agora mesmo.

Tem um iPhone? Talvez valha a pena desativar as Live Photos!

A funcionalidade, denominada Live Photos, capta um mini vídeo sempre que tira uma fotografia com o seu iPhone. É verdade que em muitos casos é algo muito útil. Isto porque é o truque por detrás de uma fotografia perfeita, uma vez que lhe permite escolher entre várias mini-fotografias em vez de apenas uma imagem.

iphone, iPhone 14 Max downloads

Mas, talvez sem surpresa, ocupa muito mais espaço de armazenamento no seu dispositivo do que uma fotografia normal.

E se a funcionalidade estiver permanentemente ativada, poderá ter de gastar dinheiro com o armazenamento do iCloud sem necessidade nenhuma. Noutros casos, se não quiser pagar, poderá mesmo ser forçado a apagar outras fotografias preciosas para libertar espaço.

Mas o que são as Live Photos?

Com as live photos seu iPhone regista o que acontece 1,5 segundos antes e depois de tirar uma fotografia.

Pode tirar uma destas fotografias tal como tira uma fotografia tradicional, pelo que algumas pessoas podem nem se aperceber que estão a utilizar esta funcionalidade.

Se o ícone circular em forma de olho no canto superior direito da sua aplicação da câmara não tiver um traço a atravessá-lo, significa que a funcionalidade está ativada.

A vantagem das Live Photos é que, uma vez que cada fotografia é gravada como um mini vídeo, pode percorrer os fotogramas individuais para selecionar uma fotografia chave diferente e obter a fotografia perfeita.

desativar as Live Photos

Também pode adicionar efeitos divertidos, como os efeitos de ressalto ou de loop, e editar as fotografias em direto antes de as partilhar com a sua família e amigos.

Apesar das suas vantagens, as fotografias em direto têm uma grande desvantagem – ocupam muito espaço de armazenamento. Uma vez que os iPhones não suportam a expansão do armazenamento sob a forma de cartões de memória, estes podem facilmente ficar cheios – especialmente se tiver um dos dispositivos mais baratos.

As opções de armazenamento mais elevadas aumentam significativamente os custos de um iPhone, pelo que a atualização não é barata.

Por isso, se não estiver a utilizar as Live Photos, vale a pena desativar a funcionalidade para otimizar o espaço de armazenamento do iPhone e poupar muito dinheiro mais tarde.

Como desativar

Para evitar encher o armazenamento interno do seu iPhone e ter de suportar custos adicionais no futuro, basta desativar as Live Photos.

Para tal, o Suporte da Apple explica que basta navegar a partir da aplicação Câmara e tocar no botão Live Photos para desativar a funcionalidade.

Uma barra no botão Live Photos significa que a funcionalidade está desativada.

No entanto, isto não manterá a funcionalidade permanentemente desativada, uma vez que a aplicação Câmara ativa as fotografias em direto automaticamente quando é carregada novamente.

Para manter desativadas, vá à aplicação Definições do seu telemóvel, toque em Câmara’ e depois na opção Preservar definições. Aí desative o Live Photo.

Ao seguir a Leak no Google Notícias está a ajudar-nos. Carregue aqui e depois em seguir.
Bruno Fonseca
Bruno Fonseca
Fundador da Leak, estreou-se no online em 1999 quando criou a CDRW.co.pt. Deu os primeiros passos no mundo da tecnologia com o Spectrum 48K e nunca mais largou os computadores. É viciado em telemóveis, tablets e gadgets.

Leia também