Tudo o que sobe, eventualmente vai ter de cair. Essa é a história de muitas empresas, quando o assunto é o impacto da pandemia nas suas contas e vendas. Mas tem a noção real do impacto do pós-pandemia para algumas das maiores empresas tech do planeta? Pois bem, vamos olhar para o caso da Lenovo!
Tem noção da quebra no mundo dos portáteis em 2023?
O que acontece quando existe um aumento de procura gigantesco? Bem, eventualmente, esta procura vai ter de cair, à medida que os potenciais consumidores ficam satisfeitos, e deixam de estar no mercado à procura de novo material. Entretanto, como é óbvio, um computador não é algo que se compre todos os anos, com vários consumidores prontos a aguentar a mesma máquina durante 4, 5, ou até 6 anos.
Sabe o que isto significa nas contas da Lenovo, uma das maiores fabricantes de portáteis do planeta? Bem, uma queda de 75% nas receitas operacionais no primeiro trimestre de 2023, comparativamente ao primeiro trimestre de 2022.
Ainda assim, apesar desta queda, a Lenovo continua a ser a maior marca do mercado no que na venda de PCs diz respeito. Sendo uma empresa capaz de se reinventar, e adaptar a novas realidades. Afinal, no esquema geral de toda a empresa, a Lenovo apresentou um declínio de “apenas” 14%, isto ao mesmo tempo que aponta para um futuro muito mais risonho, com uma retoma já no final de 2023, e início de 2024.
Tinha noção do impacto da pandemia nas grandes empresas? Afinal, de certa forma, é devido a este “fenómeno” que os preços aumentaram de forma quase absurda. Isto, em várias gamas, e segmentos de mercado. A Lenovo nem é uma das empresas que tentou compensar a falha nas vendas, com preços mais altos, de forma a aumentar as margens. Porém, neste mundo das grandes empresas, quando chega a altura de apresentar contas, as setas têm de ir para cima e não para baixo.
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