Uma nova funcionalidade presente no iOS 12, e que ainda não tinha anunciada, está a causar grandes dores de cabeça a alguns utilizadores. Na prática pode estar a enviar mensagens para as pessoas erradas com todos os riscos que isso implica!
Uma funcionalidade não anunciada
A funcionalidade, que a Forbes aponta como tendo sido deixada de fora da lista oficial de características iOS 12, tinha como objetivo combinar as conversas que teve com utilizadores de dispositivos iOS que têm vários números de telefone e e-mails. A título de exemplo, imagine que tem um amigo com quem costuma falar muito através do telefone de trabalho e através do seu telefone pessoal. Esta funcionalidade permite combinar os dois contactos num só.
Em teoria, isto parece uma grande melhoria uma vez que mantém as conversas organizadas num único segmento.
Enviar mensagens para quem não quer
No entanto, conforme descoberto pelo site PiunikaWeb, isto não está a correr muito bem. É que vários utilizadores do iOS 12 estão a reportar nos fóruns da Apple que o sistema operativo está a juntar às conversas contactos que pertencem a indivíduos completamente separados. Já imaginaram o perigo?
Como deve imaginar, as mensagens enviadas para terceiros podem ser um desastre. Já viu se uma informação pessoal sua cai nas mãos erradas?
Neste momento, este problema parece incidir nas pessoas que têm uma relação familiar. Mães, pais, maridos, esposas, irmãos, filhos. Isto pode estar relacionado com a partilha de um ID da Apple.
Enviar mensagens para quem não deve: Bug ou esquecimento da Apple?
Este problema não parece ser propriamente um bug, mas talvez resulte de um esquecimento da Apple. Aparentemente para tudo correr bem, não pode haver IDs partilhados. Na maioria dos casos onde isto está a acontecer, de facto existe essa partilha. Ora talvez a Apple não tenha previsto esta situação.
Outro problema destas conversas combinadas é que não parece haver uma forma de retirar manualmente os contatos no Messenger depois do iOS 12 os ter combinado por engano.
Receba as notícias Leak no seu e-mail. Carregue aqui para se registar. É grátis!