Caso não saiba, todos os carros elétricos (ou eletrificados como os Plug-In) devem ter um dístico identificativo no canto inferior direito do para-brisas, ou seja, na mesma exata zona onde costuma meter a vinheta do seguro, para poderem circular onde existem restrições a veículos poluentes, ou claro, poderem estacionar em zonas destinadas em exclusivo para veículos elétricos, como são os postos de carregamento.
Sabe como o pedir?
Tem carro elétrico? Já tem o dístico? Há multas!
Portanto, este dístico pode (e deve) ser pedido por qualquer condutor que tenha um carro com a anotação “elétrico” ou “elec/gasoli” no Documento Único ou Certificado de Matrícula. Este dístico, além de ser uma grande ajuda para o caso de ter um sinistro (informação para bombeiros, e equipas de salvamento), também permite beneficiar de taxas reduzidas, ou de isenção de pagamentos de estacionamento em várias zonas do pais. Similarmente, também permite o estacionamento em zonas de carregamento para carros elétricos.
Infelizmente, este dístico deveria vir já com o veículo, mas isso não acontece. Tem de ser você a pedi-lo, aqui.
O formulário pode ser preenchido presencialmente, ou enviado pelo correio. Quanto a custos, se pedir o dístico no IMT, é gratuito. No entanto, se o pedir pelo correio, terá um custo de 5 euros.
É obrigatório?
Não, na verdade não é. Aliás, as autoridades que regem os estacionamentos e similares, nem ligam muito a este dístico. Isto apesar de existirem multas previstas para veículos elétricos, sem dístico, que ocupem lugares de carregamento. Ainda não se liga muito a isto, devido ao facto de a grande maioria dos veículos elétricos não possuírem o dístico, e os condutores nem fazem ideia da sua existência.
Mas… É algo que não custa nada, por isso, se tiver possibilidade para isso, requisite o dístico e meta-o no seu carro.
Ademais, o que pensa sobre tudo isto? Acha que o dístico faz sentido? Partilhe connosco a sua opinião nos comentários em baixo.
Receba as notícias Leak no seu e-mail. Carregue aqui para se registar. É grátis!