Telescópio James Webb tem um SSD ridiculamente pequeno!

Já ouviu a frase “Não interessa o tamanho, interessa o que fazes com ele?” Pois bem, é exatamente isto que a NASA fez com o seu famoso telescópio James Webb, que claro está, conta com um SSD risível em termos de capacidade de armazenamento.

Porquê um SSD pequeno? Porque não existe necessidade para mais, além disso, é pequeno por várias razões extremamente importantes. Sabe qual é a mais crítica? Este SSD vai durar mais que eu, você, os seus filhos, e provavelmente os seus netos.

Telescópio James Webb tem um SSD ridiculamente pequeno!

Portanto, como deve saber, o telescópio da NASA já foi capaz de enviar imagens simplesmente brutais daquilo que nos rodeia, tudo graças à tecnologia de ponta que lhe dá vida. Estamos a falar de um telescópio que custou mais de 10 mil milhões de euros em pesquisa, desenvolvimento, e construção. Mas sabe que capacidade tem de armazenamento? Uns míseros 68GB.

Depois de ver as primeiras imagens partilhadas pela NASA, seria de imaginar que o telescópio precisasse de uma quantidade de armazenamento simplesmente incrível, para conseguir ter espaço para todo o detalhe que tivemos a oportunidade de ver com os nossos próprios olhos. Mas não, não é de todo esse o caso. Sabe porquê?

De forma muito resumida, o SSD do telescópio é na verdade um SSR, ou seja, um Solid State Recorder. Naquilo que é um pedaço de hardware extremamente personalizado, e modificado, para aguentar as condições nefastas do espaço, nomeadamente, os vários níveis de radiação a que é exposto todos os dias.

Entretanto, a capacidade total do SSD é preenchida totalmente durante as 24 horas de um dia, com o telescópio a aproveitar todas as oportunidades que tem para enviar as imagens capturadas, através do DSN (Deep Space Network). Assim que existe confirmação da recepção das imagens, a informação é removida do SSD.

Ademais, o que pensa sobre tudo isto? Interessante? Acha que vai durar mais que o SSD? Partilhe connosco a sua opinião nos comentários em baixo.

Ao seguir a Leak no Google Notícias está a ajudar-nos. Carregue aqui e depois em seguir.
Nuno Miguel Oliveira
Nuno Miguel Oliveirahttps://www.facebook.com/theGeekDomz/
Desde muito novo que me interessei por computadores e tecnologia no geral, fui sempre aquele membro da família que servia como técnico ou reparador de tudo e alguma coisa (de borla). Agora tenho acesso a tudo o que é novo e incrível neste mundo 'tech'. Valeu a pena!

Leia também