Está em perigo! Faça isto no telemóvel para garantir segurança!

Com a grande quantidade de serviços e apps disponíveis na Internet é muito fácil acumularmos muitas contas não utilizadas que depois acabam por ficar esquecidas. Por exemplo, coisas que apenas testámos e não gostámos, serviços que só usámos uma vez, por exemplo, para gerar uma imagem, entre muitos outros serviços. O problema de tudo isto é que ter demasiados inícios de sessão inativos pode causar problemas do ponto de vista da segurança. Sobretudo se alguém deitar a mão aos seus dados. Assim qualquer pessoa acaba por estar em perigo. No entanto pode fazer isto no telemóvel para garantir segurança!

Está em perigo! Faça isto no telemóvel para garantir segurança!

No caso de algum dos seus serviços esquecidos ser atacado não só os dados pessoais, como o seu endereço de correio eletrónico ou mesmo o seu endereço de casa, ficariam expostos, como também os criminosos poderiam ter acesso às suas contas maiores, mais importantes e mais sensíveis.

Quanto mais contas não utilizadas e esquecidas tiver, mais alvos os potenciais piratas informáticos têm para apontar. Por isso, é boa prática tratar deste rasto digital que deixa atrás de si e encerrar as contas que não utiliza regularmente.

Localize através do e-mail e não só aquilo que já não utiliza

Em primeiro lugar, selecione as contas e aplicações de que realmente se lembra, aquelas que ainda vivem no ecrã do seu telemóvel ou que ainda aparecem na sua caixa de entrada com lembretes regulares.

telemóvel segurança, ecrã desfocado, Estes são os códigos secretos do seu smartphone Android!, espaço no smartphone Android, smartphone como detetor de metais, smartphone Android como detector de metais, equipamentos durem menos, Android 14 smartphones, Smartphones Android regressar, Android repor dispositivo

Depois disto uma pesquisa inteligente de correio eletrónico é um bom passo seguinte para localizar as antigas contas zombie de que se esqueceu. Pense nos e-mails que recebe sempre que abre uma conta: As pesquisas por “confirmar o seu correio eletrónico”, “nova conta” ou “verificar o seu endereço de correio eletrónico” devem revelar algumas outras opções.

Em seguida, pode valer a pena dar uma vista de olhos a todos os ecrãs iniciais que encheu de aplicações ao longo dos anos no seu telemóvel. Pode estar numa fase em que já nem se lembra do que fazem algumas das aplicações no seu telefone, por isso, navegue por todas as aplicações que instalou para identificar as que já não utiliza.

Outra ideia é aceder às suas contas do Facebook, Twitter e Google e ver as aplicações e serviços que ligou a essas contas. Talvez através de um botão “iniciar sessão com o Facebook”, por exemplo.

Desligar aplicações e serviços de terceiros do Facebook, Twitter e Google normalmente requer apenas um ou dois passos.

Por último, mas não menos importante, dê uma vista de olhos a todos os programas que utiliza para gerir as suas palavras-passe e logins. Isto quer seja um gestor de palavras-passe dedicado ou apenas um browser. Isto deve revelar algumas contas de que se esqueceu e tem a vantagem adicional de lhe apresentar os seus detalhes de início de sessão no caso de também se ter esquecido deles.

Espaço privado do Android 15, não divulgarem dados, sair do modo de segurança no Android, mudar para um smartphone Android, Android 14 conduz, recuperar aplicações apagadas do smartphone Android, smartphone rápido, fazer no smartphone Android, trocar os botões de navegação por gestos, erros com aplicações, smartphone ouve, Android mais rapidez

Acabe com tudo o que não utiliza

Se não se lembrar das suas credenciais de início de sessão para um determinado site e serviço, terá de recorrer a qualquer opção de redefinição de palavra-passe que a conta ofereça.

Depois é terminar com a conta ou serviço. Leia atentamente todas as informações apresentadas no ecrã, especialmente no que diz respeito às políticas de retenção de dados. Poderá ser necessário dar alguns passos adicionais, como assinalar uma caixa adicional ou enviar uma mensagem de correio eletrónico de seguimento, antes de uma empresa apagar completamente dos seus registos qualquer menção a si.

Aguarde a mensagem de confirmação e já está.

Com estes passos pode garantir a segurança do seu telemóvel e sobretudo da sua vida digital.

Bruno Fonseca
Bruno Fonseca
Fundador da Leak, estreou-se no online em 1999 quando criou a CDRW.co.pt. Deu os primeiros passos no mundo da tecnologia com o Spectrum 48K e nunca mais largou os computadores. É viciado em telemóveis, tablets e gadgets.

Leia também