Alerta: não leve o telemóvel para a mesa nas refeições!

Muitas pessoas não largam o telemóvel. Nem na hora de comer, mesmo que estejam em casa. No entanto, se tem o mesmo hábito, tem de ter muito cuidado. Isto porque os especialistas revelaram que isto pode ser um grande perigo e não está nada relacionado com qualquer crítica social. Trata-se na verdade de uma questão de saúde e do que pode acontecer. Assim não leve o telemóvel para a mesa nas refeições!

Tudo começou quando o especialista Dr. Gareth Nye, professor catedrático de fisiologia na Universidade de Chester, alertou para o facto de o seu smartphone poder albergar germes nocivos que se podem propagar à sua mesa de jantar.

O que é preocupante é que isso inclui bactérias que podem causar tudo, desde intoxicação alimentar a infecções de pele, especialmente se levar o telemóvel para a mesa nas refeições.

Principalmente doenças do tipo gastrointestinal, como a diarreia, os vómitos e outras perturbações gástricas. Mas isto é pior do que se pensava. Em pessoas com o sistema imunitário comprometido, podem causar infecções muito graves, como sépsis ou pneumonia.

É por isso que o smartphone tem de estar longe da mesa de jantar!

alerta: não leve o telemóvel para a mesa nas refeições!

As bactérias que se podem encontrar no telemóvel

Na verdade isto não é tão linear quanto isso e depende do tipo de trabalho do proprietário.

Os profissionais de saúde, mesmo que não sejam da linha da frente, podem estar a cultivar uma série de bactérias, sendo as mais comuns a Pseudomonas aeruginosa (que pode causar infecções respiratórias ou cutâneas graves) e a Acinetobacter baumannii (que pode provocar meningite).

Os trabalhadores que não prestam cuidados de saúde continuam a transportar bactérias nos seus telemóveis, sendo as bactérias Gram-positivas com esporos as mais comuns.

Estas estão associadas a intoxicações alimentares e outros problemas gastrointestinais.

Quase todas as superfícies dos telemóveis transportam as bactérias perigosas comuns E. coli e estreptococos fecais.

Por mais nojento que pareça, estas bactérias chegam normalmente aos nossos smartphones através das nossas próprias mãos.

As nossas mãos tocam em cerca de 150 objetos diferentes todos os dias. Cada uma destas superfícies tem o potencial de levar à contaminação com bactérias mais perigosas.

Uma vez nas nossas mãos, o próximo local onde as nossas mãos normalmente tocam é o ecrã do telemóvel e as bactérias são transferidas de qualquer objeto que tocamos para o smartphone.

sabia que o seu smartphone o pode deixar com gripe?

Isto é particularmente verdade quando consideramos a utilização do telemóvel na casa de banho.

As bactérias vão naturalmente para as nossas mãos durante as idas à casa de banho e depois para o telemóvel, continuando a transferência até que ambas as superfícies estejam limpas.

Isto pode provocar a propagação de bactérias à mesa de jantar se o telemóvel estiver a ser utilizado enquanto se come.

Como limpar o telemóvel

Retire a capa do telemóvel e lave-a com água quente e sabão, antes de a deixar secar completamente.

Utilize um produto de limpeza especializado para evitar causar marcas permanentes se a sua capa for de pele ou algo semelhante.

Passe um pano que não largue pelos no exterior do telefone para remover o pó e os detritos, antes de utilizar um palito de madeira para raspar qualquer pó ou sujidade das portas do telefone.

Por fim, utilize um toalhete com 70% de álcool isopropílico ou um pano ligeiramente humedecido com água quente e sabão para limpar o exterior do telemóvel, prestando mais atenção às áreas em torno dos botões e dos orifícios dos altifalantes.

Para limitar a possibilidade de danos causados pela água, evite pulverizar produtos de limpeza líquidos diretamente no telemóvel e evite as portas do telemóvel.

É também importante lavar regularmente as mãos para evitar que os germes se espalhem.

Uma boa higiene das mãos e a higienização diária do seu telemóvel devem ser suficientes para evitar a maioria das infecções.

Costuma levar o telemóvel para a mesa nas refeições? Conte-nos tudo nos comentários.

Siga a Leak no Google Notícias e no MSN Portugal.

Receba as notícias Leak no seu e-mail. Carregue aqui para se registar. É grátis!

Bruno Fonseca
Bruno Fonseca
Fundador da Leak, estreou-se no online em 1999 quando criou a CDRW.co.pt. Deu os primeiros passos no mundo da tecnologia com o Spectrum 48K e nunca mais largou os computadores. É viciado em telemóveis, tablets e gadgets.

Leia também