Não passe o telemóvel para a mão de ninguém sem fazer isto!

Quando um estranho, um conhecido ou mesmo um amigo pede o seu telemóvel emprestado para fazer uma chamada, quer ter a certeza de que não vai abrir outras aplicações (acidentalmente ou de propósito). O Android permite-lhe fazer exatamente isso com a “Fixação de aplicações”. É algo que tem mesmo de utilizar. De facto, não passe o telemóvel para a mão de ninguém sem fazer isto!

Não passe o telemóvel para a mão de ninguém sem fazer isto!

Como ativar a fixação de aplicações

“Fixar” uma aplicação significa que o Android irá bloquear essa aplicação no ecrã até que a desbloqueie utilizando a sua impressão digital ou PIN. Ninguém poderá sair da aplicação sem o seu método de desbloqueio. Funciona em qualquer aplicação, incluindo aplicações de streaming ou de jogos.

Enquanto uma aplicação estiver fixada, não é possível puxar para baixo a aba de notificações, ver os ícones da barra de estado, os alertas recebidos, o menu de aplicações recentes ou navegar para qualquer lugar fora da aplicação fixada. Ao tentar sair da aplicação, é apresentada uma janela pop-up com instruções sobre como retirar a aplicação do pino. Se necessitarem da aplicação Telefone, por exemplo, só poderão utilizar essa aplicação até que retire o telemóvel e o desbloqueie.

Espaço privado do Android 15, não divulgarem dados, sair do modo de segurança no Android, mudar para um smartphone Android, Android 14 conduz, recuperar aplicações apagadas do smartphone Android, smartphone rápido, fazer no smartphone Android, trocar os botões de navegação por gestos, erros com aplicações, smartphone ouve, Android mais rapidez

A fixação de aplicações não oculta as suas informações pessoais, como os registos de chamadas. Por isso, certifique-se de que confia na pessoa a quem está a entregar o telemóvel ou que a aplicação que está a fixar não contém informações sensíveis.

A Fixação de aplicações está ativada por predefinição em alguns dispositivos Android, mas não em todos.

Ative a fixação de apps

No telemóvel, abra a app Definições. Toque em Segurança ou Segurança e localização e, em seguida, Avançadas e, em seguida, Fixação de apps. Se não conseguir encontrar esta opção, obtenha ajuda junto do fabricante do dispositivo. Ative a Fixação de apps. Quando a fixação de apps está ativada, tem de introduzir o PIN, o padrão ou a palavra-passe para poder soltá-las.

Afixe um ecrã

Depois de ativar a fixação de apps aceda ao ecrã que pretende fixar. Deslize rapidamente para cima até ao centro do ecrã e mantenha premido. Navegação com 3 botões: toque em Vista geral Vista geral. Na parte superior da imagem, toque no ícone da app. Toque em Fixar Fixar.

Abra a aplicação Definições, navegue até “Palavra-passe e segurança” e abra “Opções avançadas”. Procure um menu chamado “Fixação de aplicações” ou “Fixação de ecrã”. Basta tocar no botão deslizante para o ativar.

Deverá também ver uma opção que lhe permite proteger as aplicações fixadas utilizando o seu PIN ou impressão digital. Se esta opção estiver desativada, qualquer pessoa pode soltar a aplicação fixada e aceder ao seu telemóvel. No entanto, se estiver activada, o ecrã do telefone será bloqueado logo após a tentativa de anular a fixação. E terá de o desbloquear com uma impressão digital ou PIN, tal como faria normalmente.

ecrã desfocado, Estes são os códigos secretos do seu smartphone Android!, espaço no smartphone Android, smartphone como detetor de metais, smartphone Android como detector de metais, equipamentos durem menos, Android 14 smartphones, Smartphones Android regressar, Android repor dispositivo

Quando receber o telemóvel de volta, pode retirar a fixação da aplicação e utilizar o telemóvel normalmente. O Android dá-lhe instruções sobre como desafixar a aplicação com uma mensagem rápida. Mas basta manter premido o botão de retrocesso e o botão de visão geral em simultâneo ou deslizar para desafixar qualquer aplicação. Assim que o fizer, será encaminhado para o ecrã de bloqueio do telefone, onde poderá utilizar o seu acesso biométrico ou PIN para desbloquear o telefone. Mas e se estiver a utilizar a navegação por gestos?

Navegação por gestos

Entretanto com a navegação por gestos, a fixação de aplicações funciona da mesma forma. Basta deslizar para cima e arrastar para aceder às aplicações recentes e fixar a sua aplicação preferida. Assim para a desafixar, tem de deslizar para cima e manter premido. Ao fazer isso, vai para o ecrã de bloqueio. Por vezes, pode demorar algumas tentativas porque o Android não dá uma indicação ou resposta a este gesto específico.

Se tiver de partilhar o seu telemóvel com alguém, mas essa pessoa precisar de mais do que uma aplicação, pode até configurar um modo de convidado para essa pessoa para obter o máximo de privacidade.

Proteja-se e faça mesmo isto caso passe o telemóvel para a mão de alguém.

Ao seguir a Leak no Google Notícias está a ajudar-nos. Carregue aqui e depois em seguir.
Bruno Fonseca
Bruno Fonseca
Fundador da Leak, estreou-se no online em 1999 quando criou a CDRW.co.pt. Deu os primeiros passos no mundo da tecnologia com o Spectrum 48K e nunca mais largou os computadores. É viciado em telemóveis, tablets e gadgets.

Leia também