O seu telemóvel não quer que instale aplicações assim!

Já reparou que, sempre que tenta instalar uma aplicação no seu telemóvel Android a partir de fora da Google Play Store, tem de passar por alguns obstáculos antes de a instalar? Há uma razão para isso. É que na prática o seu telemóvel não quer que instale aplicações assim! Mas afinal o que é o sideload de aplicações?

A Google impõe restrições ao sideload e essas restrições estão em vigor desde que o Android foi concebido. Ultimamente, no entanto, essas restrições têm aumentado muito. É irritante, mas se pensarmos bem, é para o nosso próprio bem.

O que é o Sideload?

O que conhecemos como sideloading é, basicamente, tudo o que envolve carregar coisas no seu telemóvel “a partir de outras fontes”. Em vez de instalar aplicações a partir da Google Play Store, algumas aplicações serão distribuídas através de outros meios, como lojas de aplicações alternativas ou mesmo websites. Pode instalar qualquer aplicação no seu telefone descarregando o respetivo ficheiro APK, abrindo esse ficheiro e clicando em “instalar”. A partir daí, a aplicação funcionará como qualquer outra aplicação que tenha descarregado na Play Store.

No entanto, existem restrições. Se uma aplicação não estiver disponível na Google Play Store, não terá forma de se atualizar, o que significa que sempre que quiser atualizar a aplicação, terá de descarregar novamente o APK e instalá-lo de novo. O seu telefone Android também impõe restrições à instalação de APKs.

burlões WhatsApp, burlões Telegram, números de telefone no WhatsApp

Que restrições tem o Android relativamente ao Sideload?

Para começar, não pode simplesmente pegar numa aplicação do seu gestor de ficheiros e instalá-la, sem fazer perguntas. Nos telemóveis Android, é necessário conceder manualmente permissão a uma aplicação, como o Chrome, para instalar APKs no seu telemóvel. Antes disso, era necessário ativar manualmente um sinalizador universal na aplicação Definições que permitia a instalação de aplicações de terceiros. O novo método é muito mais granular e, como resultado, mais seguro. Nenhuma aplicação no seu telemóvel pode instalar ficheiros APK, a menos que o utilizador o permita manualmente.

No entanto, recentemente, o Android começou a aumentar a quantidade de restrições que impõe às aplicações de terceiros. Por um lado, o Android 13 e depois o Android 15 começaram a restringir o acesso de aplicações de terceiros a determinadas permissões por defeito. Essas permissões incluem coisas como a capacidade de se definir um “dialer” por defeito, a capacidade de servir como um administrador do dispositivo ou sobrepor-se a outras aplicações.

Além disso, a API Play Integrity da Google disponibiliza agora uma forma fácil de os programadores controlarem as versões das suas aplicações instaladas por terceiros. Se um programador detetar que alguém fez sideload da sua aplicação, pode tomar medidas para que o utilizador descarregue a aplicação a partir da Play Store. Se isso falhar, pode simplesmente bloquear a aplicação para que não possa ser utilizada. Isto permite que os programadores reprimam, por exemplo, alguém que utilize uma versão modificada de uma aplicação ou que utilize ilegalmente uma aplicação paga.

Porque é que o Android impõe restrições?

A razão para estas restrições é bastante razoável. É para o seu próprio bem. O facto de ser relativamente fácil instalar uma aplicação a partir de um local que não é a Play Store também significa que é relativamente fácil distribuir aplicações que vão contra as políticas da Play Store. Se não for muito experiente, pode acabar por instalar uma aplicação que foi descarregada automaticamente a partir de uma aplicação maliciosa, ficando assim com malware a correr no seu telemóvel.

O Android não se importa com o sideload – se se importasse, não seria permitido de todo. Apenas quer que o utilizador se certifique de que pretende realmente instalar uma aplicação no seu telemóvel e coloca várias medidas de segurança para que, se as ignorar, saiba realmente o que está a fazer.

Siga a Leak no Google Notícias e no MSN Portugal.

Receba as notícias Leak no seu e-mail. Carregue aqui para se registar. É grátis!

Bruno Fonseca
Bruno Fonseca
Fundador da Leak, estreou-se no online em 1999 quando criou a CDRW.co.pt. Deu os primeiros passos no mundo da tecnologia com o Spectrum 48K e nunca mais largou os computadores. É viciado em telemóveis, tablets e gadgets.

Leia também