Alerta: o seu telemóvel está a espiá-lo neste momento!

A aplicação de mensagens da Google é das mais utilizadas no mundo. Funciona bem e tem várias funções. No entanto de um momento para o outro as pessoas começaram a ficar assustadas com a app Google Mensagens e algumas estão a abandoná-la. O mesmo se passa com a app de Telefone da Google e consegue adivinhar porquê? É que neste preciso momento o seu telemóvel está a espiá-lo como refere o site AndroidPolice. No entanto, parece que a solução é simples.

Alerta: o seu telemóvel está a espiá-lo neste momento!

De acordo com Douglas Leith, professor de informática que trabalha no Trinity College em Dublin, a app Google Mensagens e a aplicação de telefone envia informações pessoais para os servidores da Google. Isto sem o consentimento dos utilizadores. Entretanto, num artigo, ele revelou algumas das informações que estas aplicações recolhem e como as enviam para o Google.

Telemóvel espiá-lo

Tanto a app de mensagens como a do telefone dizem à Google quando envia e recebe mensagens e quando faz e recebe chamadas telefónicas. Além disso, estas aplicações recolhem e enviam informações sobre as suas comunicações e a altura em que foram enviadas ou recebidas. São também comunicados números de telefone e registos das chamadas recebidas e e feitas, bem como a duração.

Mas as apps que referi acima não estão apenas a recolher e a enviar informações sobre as suas mensagens e chamadas telefónicas. Também registam as nossas interacções com estas apps.

Mas a Google não mente sobre isto. De facto, reconhece que as aplicações recolhem algumas informações pessoais para ajudar a empresa a detetar eventuais falhas. A Google também explica que recolhe as interacções dos utilizadores. Assim determina se a utilização de uma aplicação teve sucesso. Para isso conta o número de downloads e quantas pessoas usaram a app. Isto depois de a instalarem.

Agora a grande questão é. Será isto realmente importante para os utilizadores? Será que as pessoas vão mesmo deixar de as usar? É que na verdade se não forem estas haverão outras a espiar.

Vai continuar a usar o Google Mensagens? E o Telefone? Vai optar por outras? Conte-nos tudo nos comentários.

Ao seguir a Leak no Google Notícias está a ajudar-nos. Carregue aqui e depois em seguir.
Bruno Fonseca
Bruno Fonseca
Fundador da Leak, estreou-se no online em 1999 quando criou a CDRW.co.pt. Deu os primeiros passos no mundo da tecnologia com o Spectrum 48K e nunca mais largou os computadores. É viciado em telemóveis, tablets e gadgets.

Leia também