O mercado de smartphones tornou-se demasiado aborrecido…. Por exemplo, o iPhone X tem um novo design, mas nos três anos anteriores a Apple lançou basicamente o mesmo telemóvel apenas com algumas melhorias nos componentes. E o lado Android? Bem, também recebeu o iPhone X! Não o aparelho verdadeiro, mas sim dezenas de cópias da solução da Apple.
Portanto, se quiser um telemóvel Android que não se pareça minimamente com o iPhone X, provavelmente vai ter de comprar um Galaxy S9 ou S9+… Que por sua vez, é igual ao S8 do ano passado!
Se tivermos tudo isto em conta, é normal que os consumidores fiquem excitados com os lançamentos do Oppo Find X e Vivo NEX. Porque são realmente aparelhos inovadores, que tentam finalmente levar o mercado de smartphones para o futuro.
No entanto, estes dois telemóveis não são mais que ‘conceitos’, ambos excelentes ideias que nunca deviam ter chegado ao mercado… Vamos perceber porquê, olhando mais para o Oppo Find X que parece ter sido dos dois, o que levantou mais sobrancelhas.
Pois bem, a Oppo anunciou o Find X esta semana, sendo este o telemóvel mais ‘especial’ e ‘premium’ da empresa. Contando com um design nunca antes visto no mercado. Bem… Mais ou menos, o próprio aparelho parece um clone do Galaxy S9.
Contudo, tem um mecanismo que lhe permite ser o primeiro telemóvel no mercado com um ecrã que ocupa quase 94% da parte frontal!
Esses 94% esmagam toda a oferta do mercado, incluíndo o iPhone X com a sua afamada ‘monocelha’. Em suma, o Find X goza de um ecrã quase sem margens, se esquecermos o ‘queixo’ da parte de baixo.
Com esta imagem, já deve ter percebido que não existe qualquer tipo de câmera frontal no telemóvel! Está enganado, é aqui que entra o mecanismo inovador da Oppo.
Na maioria do tempo em que estiver a usar o Find X, não existirá qualquer câmera visível na frente ou na traseira do telemóvel. Além disso, também não existe sensor de impressão digital!
Então como é tiramos fotos ou desbloqueamos o aparelho?
Simples, quando chega a altura de desbloquear o Find X, ou de tirar uma foto, o mecanismo na parte cima do aparelho desliza para expor tanto a câmera frontal como as traseiras.
Parece um aparelho saído dos ‘Man in Black’, muito fixe! Mas uma ideia terrível… Pelas seguintes razões:
Vai-se partir! Se deixar cair o telemóvel ou se deixar entrar demasiado lixo dentro do mecanismo, este irá deixar de funcionar. Além disso, é uma parte móvel, por isso com o uso vai muito provavelmente começar a falhar.
Mas posso sempre arranjar uma capa para evitar que caia, ou que o lixo entre no mecanismo não é? Não, como é que vai meter uma capa num telemóvel que se expande para cima?
O Oppo Find X é sem dúvida um passo na direção correcta, para tentar levar a industria a outros patamares. Sem ‘monocelhas’ ou ‘queixos’ em busca do verdadeiro ecrã infinito. No entanto, ainda não chegámos lá…
Este telemóvel irá chegar ao mercado Europeu a custar algo entre os 1000-1200€. O que é uma quantia bastante avultada por um telemóvel de uma empresa sem qualquer tipo de assistência técnica fora da China.
Receba as notícias Leak no seu e-mail. Carregue aqui para se registar. É grátis!