Um estudo suÃço aparentemente encontrou uma ligação entre o uso de smartphones para chamadas e a diminuição do desempenho de memória ou perda de memória em adolescentes.
Os smartphones, assim como os dispositivos móveis de antigamente, emitem radiação que é utilizada para extrair e enviar dados, voz e outras ligações. Esta radiação, de acordo com o estudo, pode afetar o cérebro quando um telefone é colocado no ouvido de alguém. Os adolescentes, cujos cérebros estão numa das maiores fases de desenvolvimento das suas vidas, são especialmente suscetÃveis.
O estudo concentrou-se na memória e descobriu que a maioria dos problemas de memória vinha dos adolescentes destros que fazem muitas chamadas telefónicas.
Para colocar estes resultados em números, o estudo envolveu 700 alunos com idades entre os 12 e 17 anos. Esses alunos receberam uma avaliação inicial e, posteriormente, um acompanhamento um ano depois.
Os alunos que efectuaram (ou receberam) muitas chamadas nos seus smartphones obtiveram uma pontuação mais baixa na avaliação de acompanhamento.
Claro que há uma longa lista de ressalvas neste estudo, mas o que as conclusões preliminares apontam é que quando o lado direito do cérebro é exposto a uma grande quantidade de radiação devido à s chamadas num smartphone durante um longo perÃodo de tempo, o desempenho da memória pode degradar-se.
O estudo foi feito apenas com adolescentes. Isto significa que os adultos com cérebros completamente desenvolvidos podem estar em menor risco de perda de memória, enquanto as crianças cujos cérebros ainda se estão a desenvolver fisicamente podem ter pior perda de memória ou outros efeitos nocivos.
Nada disto pode ser completamente confirmado sem mais estudos, é claro, e o estudo inicial utilizou um subgrupo populacional relativamente pequeno.
No entanto, o estudo detetou algo um pouco estranho; A exposição às radiações originadas pelo tráfego de dados, na verdade parece aumentar as pontuações.
Como o estudo afirma claramente, devido às condições limitadas do subconjunto populacional e do controle, todas as informações do estudo devem ser tomadas como um meio de continuar a pesquisa com estudos similares em outras populações e sob diferentes condições.
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