Já tínhamos revelado que o Telegram teria uma vertente a pagar. Aliás isto já tinha deixado de ser um rumor há muito tempo. Agora e já a partir desta semana os utilizadores podem subscrever um plano Premium e terem acesso a muitas novidades! De facto, faz-nos pensar se vale a pena mudar ou não. Vamos olhar para tudo o que mudou e explicar-lhe se vale a pena ou não.
Para começar não é mentira nenhuma que o Telegram é uma das melhores aplicações para comunicar. É verdade que não chega ainda aos utilizadores do WhatsApp. Seja como for tem uma taxa de utilização muito elevada e foi uma das aplicações mais descarregadas em 2022. Ou seja, está no TOP 5.
Telegram a pagar: afinal quanto nos vai custar?
Para os utilizadores intensivos desta aplicação não é uma fortuna. No entanto, para outros pode ser. O plano premium custa cerca de 5 Euros por mês mas oferece muita coisa.
Os principais destaques do plano Premium são o dobro dos limites, possibilidade de upload de 4GB, downloads mais rápidos, stickers exclusivos e reações e melhorias no chat. Isto junta-se às funções já disponíveis na plataforma e que estão disponíveis de forma grátis para todos.
Visualmente todos os utilizadores premium têm direito a um badge especial que aparece junto ao nome na lista de chat. Para além disso, chegam também novos ícones que podem ser adicionados à janela principal para ficarem de encontro ao papel de parede.
Outra novidade está relacionada com os anúncios. É verdade que eles só aparecem em alguns países. Entretanto quem pagar a versão premium não tem publicidade.
Mas a nova atualização não chega só com a possibilidade de se pagar para ter acesso a funções especiais. É que também adiciona novidades grátis tanto para os utilizadores Android como iOS. Por exemplo, as figuras públicas e organizações vão poder verificar o grupo, canal ou bot. Entretanto temos direito a um badge de verificação para mostrar que a mensagem vem de uma fonte confirmada.
Para além disso, o último update do Telegram chega com pré-visualizações de chat melhoradas no Android. Algo que já existe no iOS há algum tempo. Isto permite que os utilizadores Android vejam toda o chat sem o marcarem como lido.
Por outro lado, os utilizadores iOS passam a poder enviar ficheiros até 2GB ou 4GB com uma subscrição premium. Assim é possível enviar grandes ficheiros a partir do Telegram. Os utilizadores do iOS também têm direito a uma barra animada de progresso quando partilhamos ficheiros a partir de outra app.
Por fim, o Telegram diz que este update inclui mais de 100 correções e otimizações. Talvez mais do que outro lançado nos últimos anos. Tudo isto está disponível na versão para desktop e mobile. Entretanto teremos mais velocidade e também maior desempenho.
Vale a pena pagar os 5 Euros?
Para responder a isto tenho de dividir os utilizadores do Telegram em dois grupos. Os utilizadores ocasionais e os “power” users. Quem for um utilizador ocasional não necessita disto. Quem for um power user e passa muito tempo em conversa individual ou em grupos e até já prefere esta plataforma ao WhatsApp então vale mesmo a pena.