Como noticiámos há alguns dias, o custo dos chips está neste momento a cair, tal é a falta de procura no mercado, por parte dos consumidores normais, que claro está, agora têm de lidar com os impactos de uma guerra Europeia, inflação galopante, e ainda resquícios do impacto da pandemia global de COVID-19.
Não está fácil para ninguém! Nem para as empresas responsáveis por muita da tecnologia que temos todos os dias à nossa volta. Empresas essas, que depois de 2 anos de recordes de vendas, agora estão a ver muitos dos seus produtos em armazém, ou nas prateleiras das lojas, a ganhar pó. Isto é especialmente verdade no mundo da memória, com os preços a cair de forma dramática, tanto no lado dos SSD, como também no lado da memória RAM.
Tecnologia: Produção a baixar para parar quedas de preço!
Portanto, de acordo com os analistas do mundo dos computadores, a atual tendência de queda de preço no mercado vai trazer alguns problemas para as gigantes do lado da memória. Que gigantes são estas? Temos de destacar a Samsung, SK Hynix e Micron.
Em suma, estas fabricantes estão agora a planear baixar a produção de forma muito significativa. De forma a tentar estancar a queda de preço, e assim, prepararem-se para uma nova vaga de vendas um pouco mais à frente. (Desta forma, vai ser possível limitar perdas a médio/longo prazo)
Contudo, é agora impossível parar uma queda de preço nos produtos finalizados, que até ao verão, deverão cair cerca de 15%. Já dissemos e continuamos a dizer, se quer comprar memória (SSD ou RAM), estamos a entrar numa altura muito boa para o fazer. A retoma deve começar no terceiro trimestre do ano, de forma lenta, para começar a sério em 2024.
Curiosamente, esta estratégia é muito parecido aquela que a AMD anda a implementar no mercado. Para também garantir que os seus produtos não ficam demasiado baratos durante esta crise de consumo.
Receba as notícias Leak no seu e-mail. Carregue aqui para se registar. É grátis!