Comprar na Black Friday para oferecer no Natal é algo inevitável e na maioria dos casos bem pensado. No entanto, é preciso algum cuidado, sobretudo caso se trate de produtos eletrónicos. Assim se vai comprar tecnologia na Black Friday para oferecer no Natal tenha muito cuidado. Isto para não ficar com problemas nos produtos e sem o dinheiro.
Para este problema é preciso olharmos para a lei no que diz respeito às avarias. Aliás esta foi uma questão muito pertinente levantada pelo utilizador Jorge Pois no grupo ZX SPECTRUM DIRECTO DA ARRECADAÇÃO e que é muito pertinente. É que a lei das “avarias” pode complicar a vida a quem comprar produtos na Black Friday já a pensar no Natal.
Os dias para trocar
A primeira coisa de que não se deve esquecer é que quem compra um produto online tem 14 dias trocar. Ou seja, para validar e devolver. É aqui que tem de dar especial atenção. Se comprar um produto agora, embrulhar e se depois quando o abrirem no Natal tiver algum problema já não será possível trocar. A sua melhor hipótese será comprar em loja. Isto porque tem mais dias para trocar. Deste modo se comprar no final da próxima semana em loja física ainda irá abranger o período até ao dia de Natal.
De facto, quem compra um produto em loja, geralmente tem 30 dias para trocar (a loja pode fazer a troca com outro produto, ou com um vale, pois não é obrigada a devolver o dinheiro).
Entretanto saiba que a Garantia de Produtos tem duração de 3 anos desde 2022 (graças a uma Directiva Europeia – viva a UE, que foi passada para decreto-lei nesse ano). No entanto, é geralmente mais fácil devolver um produto defeituoso caso se esteja no prazo inicial de trocas (14 dias ou 30 dias).
Seja como for o melhor mesmo é verificar-se se o produto está em condições. Claro que pode ser chato estar a abrir algo, mas se for para si e depois aguentar até ao Natal sem mexer no que comprou de tecnologia na Black Friday, é sempre melhor do que ter problemas depois e acabar por não poder experimentar e utilizar nada de novo.
Receba as notícias Leak no seu e-mail. Carregue aqui para se registar. É grátis!