Se vai mudar de teclado veja se necessita de um teclado numérico

Existem muitos teclados com formatos e tamanhos diferentes. Mas todos têm uma preferência. Algumas pessoas não têm problemas com teclados mais pequenos que podem poupar espaço na secretária. Outras, no entanto, não conseguem viver sem um teclado de tamanho normal – um conjunto completo de teclas, incluindo um teclado numérico. Há uma razão para a sua existência, mas muitos mantêm-no apenas porque é o que estão habituados a fazer. Como tal, coloca-se a questão: precisa mesmo de um teclado numérico no seu teclado ou é seguro optar por um teclado mais pequeno?

Se vai mudar de teclado veja se necessita de um teclado numérico

O que é um teclado numérico?

Já alguma vez olhou para um teclado de tamanho normal e se perguntou porque é que existem dois conjuntos de números numa disposição diferente? O conjunto superior de números são os números padrão do seu teclado, que também fornecem vários caracteres alternativos se premir o botão “Shift”. Os números mais à direita, no entanto, são o chamado teclado numérico.

Um teclado numérico, também conhecido como teclado numérico ou numpad, é uma secção do teclado que consiste numa disposição de teclas numéricas, bem como operadores aritméticos e matemáticos adicionais, como o símbolo menos, o símbolo mais, a barra e o asterisco (bem como uma tecla Enter). Está normalmente posicionado no lado direito de um teclado, separado das teclas alfanuméricas normais.

O objetivo do teclado numérico é proporcionar uma forma conveniente e eficiente de introduzir dados numéricos, efetuar cálculos e navegar em folhas de cálculo e outras aplicações que exijam introdução de dados numéricos.

Basicamente, todas as tarefas que requerem uma introdução rápida de dados ou cálculos são perfeitas para o teclado numérico. Não fornece qualquer funcionalidade que não esteja já presente no seu teclado, nem lhe dá acesso a caracteres que não tem. Pelo menos, não sem códigos alt, que são uma coisa completamente diferente que abordaremos mais tarde. Mas uma vez que é muito fácil de utilizar e alcançar todas as teclas com a mão dominante, muitos gostam dele mesmo sem serem dactilógrafos extremos ou terem de efetuar grandes volumes de introdução de dados.

Porque é que se pode querer livrar do Numpad

A razão número um para se livrar do teclado numérico é o espaço. Porque, no final das contas, é bom ter o teclado numérico, mas ele não é essencial da mesma forma que outras partes do teclado. Não é tão essencial como as teclas de função; não é tão essencial como as teclas especiais, as teclas de bloqueio ou as setas. Normalmente, é por isso que a primeira coisa a ser removida ao reduzir a escala dos teclados é o teclado numérico.

Como mencionámos anteriormente, o teclado numérico não fornece qualquer funcionalidade que não seja já oferecida pelo seu teclado.

Precisa de introduzir números?

Já tem uma linha de números na parte superior do teclado, mesmo por cima das teclas normais e ao lado da tecla de retrocesso. Precisa de introduzir a tecla menos, a tecla mais ou um asterisco? Mais uma vez, todas elas estão dentro do conjunto normal de teclas do teclado.

O que torna o teclado numérico especial é a forma como estão dispostos, mas se estiver disposto a abdicar dele, não está a perder muita funcionalidade ao livrar-se do teclado numérico – e está a poupar imenso espaço no processo.

E, em última análise, é possível argumentar que a poupança de espaço resultante da remoção do teclado numérico e outras vantagens relacionadas com um teclado mais pequeno superam as desvantagens. Um teclado mais pequeno é mais compacto e leve, tornando-o mais fácil de transportar, o que é uma vantagem importante para quem está constantemente em movimento.

Os teclados mais pequenos ocupam menos espaço na secretária, o que se traduz num espaço de trabalho mais limpo e também numa melhor ergonomia, uma vez que pode manter o rato mais próximo do teclado, reduzindo assim a tensão e os movimentos desnecessários dos braços. O seu aspeto também é indiscutivelmente melhor. E já mencionámos que os teclados mais pequenos são normalmente mais económicos?

Ainda assim, no final do dia, é normalmente uma questão de preferência. Tal como há argumentos a favor, também há argumentos contra.

Se vai mudar de teclado veja se necessita de um teclado numérico
rhdr

Porque é que pode querer manter o Numpad

O problema dos teclados numéricos é que muitos acreditam que se não está estragado, não há necessidade de o trocar. E esta é uma linha de pensamento muito válida. Se trabalha frequentemente com números e precisa de uma forma de os introduzir mais rapidamente, digitar números num teclado numérico é consideravelmente mais rápido e mais confortável do que procurar números individualmente na linha de números padrão. Isto não só poupa tempo, como também é menos propenso a erros e enganos. Em suma, permite uma maior produtividade.

E mesmo que não se importe com o aspeto da produtividade e seja apenas aquilo a que está habituado, também não há problema.

O teclado numérico também oferece uma série de outras vantagens. Utilizando códigos alternativos, é possível introduzir caracteres que normalmente não estão disponíveis no teclado. Existem milhares de códigos alternativos para todos os tipos de caracteres, e pode memorizar os que precisa de utilizar. As teclas do teclado numérico também podem ser utilizadas para fins de jogo, com muitos a utilizarem as teclas para controlos no jogo, atalhos e macros.

Siga a Leak no Google Notícias e no MSN Portugal.

Receba as notícias Leak no seu e-mail. Carregue aqui para se registar. É grátis!

Bruno Fonseca
Bruno Fonseca
Fundador da Leak, estreou-se no online em 1999 quando criou a CDRW.co.pt. Deu os primeiros passos no mundo da tecnologia com o Spectrum 48K e nunca mais largou os computadores. É viciado em telemóveis, tablets e gadgets.

Leia também