Calma! Não estamos a falar de gigantescos acidentes no meio de uma das cidades mais movimentadas do planeta. Nada disso! O que está a acontecer é apenas bizarro, e na verdade muito engraçado.
As pessoas na rua estão a chamar os serviços de emergência, para avisar de um carro descontrolado, no meio das estradas, sem condutor. O que claro está, é o objetivo deste tipo de ‘robotaxi’. Um carro autónomo, que leva os passageiros do Ponto A para o Ponto B, sem qualquer input humano.
Vamos por partes.
Taxis autónomos estão a criar o pânico em São Francisco
Portanto, como seria de esperar, não é apenas o hardware e software que tem de evoluir, a nossa mentalidade também tem de mudar de página para aceitar algo que, no passado, apenas iriamos ver em séries, e ou filmes. Em suma, com a introdução, ainda lenta, dos automóveis autónomos, vamos ter de nos habituar a ver veículos sem ninguém ao volante, à nossa volta.
O que tem acontecido em São Franscisco?
Bem, é simples, e é até bastante expectável. As pessoas estão a ver carros sem ninguém ao volante, e estão a ligar para 911 (o 112 Americano). Além disso, alguns dos passageiros destes táxis autónomos também já causaram problemas ao adormecer durante a viagem, quebrando a comunicação de 2 vias que existe entre o consumidor e a empresa de transporte.
Consegue imaginar chamar a policia, e/ou os bombeiros, para encontrar um taxi com um passageiro tranquilo da sua vida, a dormir no banco de trás? É um desperdício de recursos.
Porém, isto é interessante, e engraçado, porque significa que os passageiros estão a começar a fazer exatamente o mesmo que já faziam nos restantes transportes públicos como o autocarro, metro e o comboio. Adormecem até chegar ao destino! Isto revela uma nova a renovada confiança num sistema completamente informático.
É uma evolução tremenda, mas ainda existe um longo caminho a percorrer. Afinal de contas, apesar destas situações serem pouco graves, já existiram situações em que estes tipos de veículos deixaram de funcionar no meio de ruas com muito trânsito, o que claro, levou à existência de manobras um pouco perigosas por parte dos outros condutores. Talvez mais grave que isto, o sistema ainda não é capaz de identificar situações de emergência, como o aparecimento de carros da polícia, ou dos bombeiros, causando constrangimentos em situações potencialmente perigosas.
Ainda assim, é um sistema que está a evoluir a olhos vistos, e que deverá ser uma presença assídua nas estradas, num futuro muito próximo.
Em suma, o que pensa sobre tudo isto? Interessante? Tinha medo de andar num carro sem condutor? Ou é o futuro? Partilhe connosco a sua opinião na caixa de comentários em baixo.
Receba as notícias Leak no seu e-mail. Carregue aqui para se registar. É grátis!