Ainda se lembra dos tempos em que a importação de placas gráficas implicava pagar uma taxa extra de 25%, em cima do preço destas, devido às tarifas Norte-Americanas? É algo que apareceu na altura alta da guerra comercial entre os Estados Unidos e a China, e como tal, não afeta tanto a Europa, como afeta os Estados Unidos. Ainda assim, de uma coisa pode ter a certeza, se estas voltarem, as placas gráficas que por si só já são caras, vão aumentar e bem de preço.
Tarifas para as placas gráficas vão voltar em 2023!?
Portanto, de momento, os Estados Unidos têm uma exclusão que retira as placas gráficas, ou simples GPUs, de pagar a taxa de importação extra, quando o remetente está em solo Chinês. Mas, esta exceção termina no dia 31 de Dezembro de 2022.
Assim, se a tarifa voltar, os consumidores Norte-Americanos vão presenciar uma subia de 25% nos preços, literalmente da noite para o dia. (Começa no dia 1 de Janeiro de 2023.) Aliás, ao que tudo indica, a NVIDIA até já se começou a proteger desta eventualidade, ao mudar o seu centro de expedição para Taiwan, em vez da China. O que claro está, também indica que uma extensão desta exceção é muito provavelmente algo que não vai acontecer.
Entretanto, vamos novamente salientar, isto é algo que afeta, e bem, o mercado Norte-Americano. Mas, é também muito provável que acabe por influenciar os preços neste lado do Oceano Atlântico.
Ademais, o que pensa sobre tudo isto? O que acha que vai acontecer ao mundo das placas gráficas, com uma subida, logo à cabeça, de 25% em cada unidade? Isto, numa altura em que os consumidores já acham os preços um exagero? Seria minimamente interessante não seria? Partilhe connosco a sua opinião na caixa de comentários em baixo.
Receba as notícias Leak no seu e-mail. Carregue aqui para se registar. É grátis!