Alterar o tamanho dos pneus afeta o velocímetro do seu carro?

Mudar regularmente os pneus aos pares com o tamanho de pneu e roda não vai ter qualquer impacto no seu automóvel. Mas e se quiser pneus maiores? Ou mais pequenos? Alterar o tamanho dos pneus afeta o velocímetro do seu carro? De facto, escolher o tamanho errado de pneu para o seu veículo é um dos muitos erros que os condutores cometem quando mudam os pneus. A resposta longa é que o fabricante do automóvel calibrou o velocímetro do carro para funcionar com um tamanho de pneu e roda muito específico. Por isso podem existir alterações que podem trazer muitos problemas.

Alterar o tamanho dos pneus afeta o velocímetro do seu carro?

Instalar um pneu e uma roda com um diâmetro diferente altera todas as calibrações do veículo. Isto leva não só a uma leitura imprecisa no velocímetro, mas também a uma leitura imprecisa no conta-quilómetros. Não terá viajado tanto quanto o carro pensa se optar por rodas maiores ou mais pequenas. Um pneu de 20 polegadas não tem a mesma circunferência que um pneu de 24 polegadas e, por conseguinte, altera completamente a programação do automóvel.

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Se estiver desesperado para mudar os pneus do seu carro, pode sempre perguntar a um profissional qual o tamanho maior ou menor que pode obter sem afetar o velocímetro. Mais uma vez, não é só o velocímetro que é afetado, por isso há outros aspectos a ter em conta ao mudar os pneus.

Outro problema com a mudança do tamanho da roda

Outra coisa a prestar atenção ao trocar os pneus de um tamanho diferente é a folga da roda no próprio veículo. Se os pneus forem demasiado grandes, não haverá espaço suficiente para os pneus manobrarem sem baterem no para-choques. E se estiver determinado a utilizar pneus maiores, há uma série de modificações que têm de ser feitas primeiro. A suspensão teria de ser ajustada e, uma vez que os travões e a transmissão podem ser afetados, um mecânico teria de os modificar também. Além disso, a economia de combustível prevista para o automóvel seria diferente da esperada com pneus diferentes. No entanto, alguns cálculos podem permitir-lhe ajustar o seu carro com segurança sem afetar o velocímetro.

Como perceber as alterações?

Uma boa forma de aferir o impacto que a mudança de pneus teve é utilizar o velocímetro que está no Waze ou no Google Maps. Até porque o velocímetro nunca mostra bem a velocidade exata. Assim é melhor confiar naquela que é apresentada pelo GPS.

A informação sobre a velocidade atual nas aplicações de navegação é mais precisa do que as leituras que se vêem no painel de instrumentos. E vai perceber porquê nos próximos parágrafos.

Em primeiro lugar, tudo se resume à forma como cada sistema (a aplicação de navegação móvel e o velocímetro no seu painel de instrumentos) determina a velocidade atual do veículo. O Waze, o Google Maps e todas as suas alternativas baseiam-se num conceito muito simples. A velocidade é igual à distância dividida pelo tempo.

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E como estas aplicações utilizam o posicionamento GPS para tudo isto com uma precisão super elevada (os telemóveis com GPS duplo, por exemplo, podem determinar a sua localização com uma precisão de até 4,9 metros), pode imaginar que tudo o resto é pura matemática. Assim, em teoria, é muito provável que a velocidade indicada por estas aplicações móveis seja a atual para o seu veículo.

Por outro lado, os velocímetros instalados nos automóveis utilizam uma abordagem diferente. Para determinar a velocidade, por exemplo, alguns fabricantes de automóveis utilizam um algoritmo bastante simples. Assim determina a rotação de um dos pneus, sendo a informação enviada para um sensor. Depois é encaminhada para o sistema CAN, onde é processada. Por fim surge no painel de instrumentos através de um indicador analógico ou digital.

Leitura da velocidade pode variar

Entretanto a leitura da velocidade, por outro lado, pode variar em função de factores como as dimensões dos pneus, o desgaste e até a qualidade da superfície em que se conduz. É por isso que alguns fabricantes de automóveis recorrem a um truque inteligente que conduz a um pequeno desvio, mas que mantém a precisão num intervalo aceitável.

Por exemplo, para indicar a velocidade atual, alguns automóveis medem a velocidade real, depois multiplicam este valor por um fator de velocidade definido e adicionam entre 2 e 4 km/h (1-2 mph). Por outras palavras, o valor que vê no painel de instrumentos é geralmente superior à sua velocidade real, pelo que a abordagem acima mencionada acaba por ser uma dupla vitória.

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Não só os fabricantes podem manter a precisão das suas leituras próxima dos valores reais, como os condutores acabam por ir mais devagar.

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Bruno Fonseca
Bruno Fonseca
Fundador da Leak, estreou-se no online em 1999 quando criou a CDRW.co.pt. Deu os primeiros passos no mundo da tecnologia com o Spectrum 48K e nunca mais largou os computadores. É viciado em telemóveis, tablets e gadgets.

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