Tablet voltou a ganhar vida depois de anos de sofrimento!

O tablet é, quase sempre, um produto com uma crise de identidade. É um smartphone com um ecrã maior? Ou é um portátil que no fundo acaba por nunca ser, porque não tem as mesmas capacidades de processamento ou de suporte de software? É uma coisa estranha, mas que também é capaz de ter a sua utilidade.

Dito tudo isto, depois de um pico de procura na pandemia, a realidade é que o tablet voltou aos tempos de sofrimento, com baixa procura, e como tal, vendas muito baixas para aquilo que o mercado desejaria. Isto é verdade também para o iPad, que aparenta estar em uma fase de estagnação preocupante para a Apple.

No entanto, segundo os resultados relativos ao segundo trimestre de 2024, as coisas melhoraram de figura para o mundo dos tablets.

Tablet voltou a ganhar vida depois de anos de sofrimento!

Tablet voltou a ganhar vida depois de anos de sofrimento!

Portanto, depois de muitos trimestres de vendas fracas, eis que o mercado de tablets apresenta um crescimento anual de 22.1% no segundo trimestre de 2024. Isto de acordo com um estudo de mercado da IDC, que por sua vez aponta para 34.4 milhões de unidades enviadas para as prateleiras ao longo destes 3 meses a uma escala global.

  • Nota: Unidades enviadas para as lojas não são unidades vendidas. Porém, se foram enviados mais produtos, significa que existiram mais encomendas por parte das lojas. O que por sua vez acaba por significar um maior volume de vendas.

Entretanto, ao que tudo indica, este novo volume de vendas deve-se essencialmente a atualizações nas gamas de produto da Apple, Huawei e Xiaomi. (A Samsung ainda não lançou os seus novos tablets topo de gama, porém, ainda assim, a gigante Sul Coreana também aparece com vendas fortes).

Segundo a IDC, isto revela que o mercado ultrapassou finalmente as consequências da pandemia, ao regressar aos níveis de 2019. (Porém, é preciso ter em conta que os números da pandemia eram muito melhores que estes! Algo normal, porque não havia computadores e tablets para responder a toda a procura).

Ao seguir a Leak no Google Notícias está a ajudar-nos. Carregue aqui e depois em seguir.
Nuno Miguel Oliveira
Nuno Miguel Oliveirahttps://www.facebook.com/theGeekDomz/
Desde muito novo que me interessei por computadores e tecnologia no geral, fui sempre aquele membro da família que servia como técnico ou reparador de tudo e alguma coisa (de borla). Agora tenho acesso a tudo o que é novo e incrível neste mundo 'tech'. Valeu a pena!

Leia também