Como noticiámos nesta manhã de quarta-feira, toda a gente já percebeu, incluindo a Nintendo, que a galinha dos ovos de ouro (Switch) está finalmente a perder força. Por isso, é preciso pensar numa consola sucessora, seja ela uma Switch, ou algo completamente diferente.
Porém, também foi a própria Nintendo que avisou. A existir, a Switch 2 só deve chegar ao mercado depois da Primavera de 2024. Ou seja, na segunda metade do próximo ano, mais concretamente no final, onde temos sempre a lucrativa época Natalícia.
Switch está a terminar o ciclo. Mas nova consola? Só em 2024
Portanto, depois de 125 milhões de consolas vendidas ao longo de todo o seu ciclo de vida, a Nintendo tem agora a expectativa de um número inferior no atual ano fiscal, face aos anos anteriores. Isto significa que a curva é agora descendente, e que o mercado já precisa de algo novo para continuar a dar vida ao ecossistema de jogos da gigante Japonesa.
Talvez mais importante que isto, é que este é também um mercado diferente, agora que temos vários novos tipos de consolas portáteis, como é o caso da Steam Deck, da ROG Ally, e temos ainda a expectativa de chegada de outros aparelhos, como é a prometida PS5 Q-Lite da Sony.
Ainda assim… Apesar de ser um ciclo agora em decadência, tudo indica que a Nintendo continua sem pressa.
O plano é surfar a onda até ao fim, e despachar o máximo de consolas ainda em stock até ao final de 2024. Vale ainda a pena salientar que além de Legend of Zelda: Tears of the Kingdom (12 de Maio) e de Pikmin 4 em Julho, os lançamentos de software para a consola também parecem estar a entrar numa fase de declínio gigantesca.
Switch 2? Ou algo diferente?
A Nintendo já avisou que uma sucessora à Switch não tem de ser necessariamente uma Switch 2. Dito isto, todos os rumores apontam para uma consola baseada num novo SoC NVIDIA, agora baseado em arquiteturas mais recentes, e por isso mesmo, acesso a tecnologias interessantes como é o caso do DLSS.
Mais importante que o ser “recente”, é mesmo o facto de, desta vez, a Nintendo parecer estar muito mais interessada em tecnologia interessante e relevante. Em vez de apostar em hardware “bom” mas velho e barato.
Receba as notícias Leak no seu e-mail. Carregue aqui para se registar. É grátis!