Sim, leste bem. A Nintendo ainda nem lançou oficialmente a nova Switch 2, mas já começaram a circular rumores sobre… a Switch 3. Pode parecer absurdo, mas foi mesmo isso que aconteceu esta semana.
Algo que até é mais ou menos normal. Estas grandes empresas do mundo das consolas começam o desenvolvimento daquilo que vem a seguir a partir do momento em que o projeto está mais ou menos finalizado. Olhe só para o caso da PS4 e PS5. A consola atual da Sony começou a ser desenvolvida na altura em que a PS4 foi anunciada. Aliás, os planos para a PS6 já devem estar mais do que finalizados nesta altura do campeonato.
Switch 3?! Mas… a Nintendo ainda nem lançou a Switch 2!
Portanto, tudo isto começou com uma análise de mercado da KeyBanc Capital Markets, onde o analista sénior John Vinh largou uma bomba inesperada.
Afinal de contas, tudo indica que depois de duas gerações com a NVIDIA ao leme, a Intel terá ganho a corrida para fornecer o chip gráfico da futura consola “Switch 3” com a sua nova tecnologia de fabrico 18A. Estamos a falar de um processo ainda em fase de arranque, que só vai entrar em produção em massa na segunda metade de 2025.
Mas, isso não é um problema. Afinal de contas, a Switch 3 deverá estar a longos anos de distância. Este salto temporal é tão grande que nos atira diretamente para o início da próxima década.
Ainda assim, se for verdade que a Intel vai mesmo entrar no universo das consolas Nintendo, isso é uma novidade de peso. Assim, depois de a AMD dominar as consolas de sala, tudo indica que a Intel vai conseguir entrar na família da Nintendo, ao expulsar a sua velha companheira/rival NVIDIA.
Mas… Faz sentido falar da Switch 3? Especialmente agora que a consola está envolta em polémica? Os preços altos, os upgrades pagos, os jogos antigos a preço de ouro… E agora, do nada, já estamos a falar da próxima geração?
Mas pronto… 2030 não está assim tão longe. Ou está?