Como já deve ter percebido, a Nintendo Switch 2 não vai competir diretamente com a PlayStation 5 ou a Xbox Series X em termos de potência gráfica bruta. Mas segundo o que foi mostrado no mais recente Nintendo Direct, e confirmado pelos especialistas da Digital Foundry, a consola está a fazer um excelente trabalho ao oferecer visuais ao nível da PS4… Isto com alguns extras bem interessantes para tornar a coisa um pouco mais interessante.
Sim, estamos a falar de jogos como Final Fantasy VII Remake Intergrade, Hogwarts Legacy e até Elden Ring, a correrem na nova consola da Nintendo com uma qualidade muito próxima (ou superior!) face aquilo que a PS4 conseguia nos seus tempos áureos.
PS4 na palma da mão. Mas com upgrades!
A PS4 foi lançada no distante ano de 2013, ou seja, há qualquer coisa como 12 anos. Por isso, pode parecer “estranho” estar a elogiar uma consola portátil com gráficos de PS4. Mas, isto é de facto algo positivo. Ter uma consola portátil capaz dessa capacidade gráfica, a um preço “justo”, foi pura e simplesmente um sonho até aqui.
Por isso, ver o caso de Final Fantasy VII Remake, que na versão para a Switch 2 tem uma qualidade de imagem muito semelhante à da PS4, porém com o benefício das melhorias de iluminação introduzidas no Intergrade. É uma vitória incrível para a indústria.
Aliás, se formos olhar para Hogwarts Legacy, a surpresa é ainda maior. Afinal, apesar de correr a 720p, a imagem na Switch 2 parece mais nítida e com menos aliasing do que a versão PS4, que corre a 1080p com upscaling via FSR 1. Isto levanta a hipótese de a Nintendo estar a usar uma solução de upscaling temporal diferente, e claramente melhor.
No caso de Elden Ring, a coisa fica mais próxima da PS4. Resolução semelhante, distância de sombras ligeiramente superior… mas nada de revolucionário. Ainda assim, tendo em conta o tipo de jogo e o histórico da FromSoftware, já é bom saber que vai correr decentemente numa consola portátil.
Mas há mais: e se a 40 FPS for o novo padrão?
Outro detalhe importante: a nova Switch 2 traz um ecrã de 120 Hz com suporte a HDR. Isto abre a porta a algo que até agora era um luxo nas consolas – os modos a 40 FPS. Até aqui, só víamos isto em PCs com ecrãs de topo ou consolas ligadas a TVs compatíveis.
Na Switch 2, vai ser possível jogar em 720p com mais fluidez, especialmente em modo portátil. Se a escolha for entre 720p a 40 FPS ou 1080p a 30 FPS… já sabemos o que preferimos.
Conclusão
A Switch 2 não vai reinventar a roda graficamente, mas vai dar aos jogadores uma experiência sólida, moderna e surpreendentemente fluida. Podem não ser gráficos inovadores e capazes de nos impressionar por aí além. Ainda assim, se a Nintendo e os estúdios souberem jogar bem com o novo hardware, podemos estar perante a melhor consola híbrida de sempre.
Agora resta saber se a coisa corre bem em termos de mercado. As pessoas já começaram a fazer cara feia aos preços que a Nintendo anda a pedir. Tanto no lado da consola propriamente dita, como também no lado dos acessórios e jogos.