A nova consola da Nintendo ainda nem chegou às lojas e já está a dar dores de cabeça, e possivelmente até prejuízo, à gigante japonesa. Ou seja, a Nintendo Switch 2, que apesar de ter uma gigantesca montanha para escalar de forma a ter o mesmo sucesso da Switch original, pode acabar por ser vendida com prejuízo por unidade, tudo por culpa das tarifas impostas por Donald Trump nos EUA.
Switch 2: Um lançamento complicado?
Portanto, depois de anunciar oficialmente a consola no início de abril, a Nintendo foi imediatamente apanhada de surpresa com as novas tarifas de importação anunciadas pelos EUA. Resultado? Pré-vendas suspensas nos Estados Unidos e Canadá, e claro, ninguém sabe muito bem qual vai ser o preço da consola nestas regiões.
Mas, se o preço na Europa não mudou, tudo indica que o mesmo vai acontecer nas regiões mais afetadas pelas tarifas. Ou seja, segundo vários analistas, a Nintendo pode estar a preparar-se para fazer aquilo que nunca fez! Estamos a falar da absorção do impacto financeiro em vez de o repassar ao consumidor.
Isto significar vender a consola com prejuízo, como a Sony e Microsoft fazem, pelo menos inicialmente.
Como assim vender com prejuízo?
A estimativa é que o custo de produção da Switch 2 ronde os 400 dólares. Ora, com a consola prevista para custar cerca de 450 dólares nos EUA, e tendo em conta os 10% de tarifa sobre produtos fabricados no Vietname (onde a Nintendo está agora a acelerar a produção), a margem de lucro… desaparece.
Aliás, se as tarifas voltarem ao nível anterior — 46% para o Vietname ou 125% para a China — o cenário piora. Segundo os analistas, nesse caso, a consola pode mesmo subir entre 50 a 100 dólares no mercado americano.
E em Portugal, o que muda?
Por enquanto, nada. Mas, os mercados são globais. A consola pode aumentar o seu preço antes de sequer chegar às prateleiras.
Conclusão
A Switch 2 promete ser tudo o que a primeira foi, e mais até. Porém, desta vez, o contexto económico e político está a tornar o lançamento bem mais complicado.
Agora resta saber… será que os jogadores estão dispostos a pagar o preço? Seja este sem ou com tarifas? É que mesmo no preço anunciado, a consola é tudo menos barata.