A Nintendo já tinha prometido que a Switch 2 seria compatível com os jogos da primeira Switch, o que seria normal, visto que o SoC também é feito pela NVIDIA, e como tal, têm de existir algumas similaridades nas arquiteturas.
Mas agora, com novas informações a vir ao de cima, percebemos que essa retrocompatibilidade afinal não é tão direta como se pensava.
Não é magia. É emulação. E nem tudo corre como devia.
Switch 2 vai correr jogos da Switch original… Com truques!
Portanto, durante uma sessão de perguntas e respostas com developers, Takuhiro Dohta, uma das figuras da equipa técnica da consola, explicou que a compatibilidade foi conseguida com “algo entre um emulador de software e compatibilidade via hardware”.
Ou seja, os jogos da Switch 1 não estão a correr nativamente na Switch 2. Estão a ser emulados.
O que é bom, mas também pode ser mau.
Porque, apesar do facto de por vezes ser possível melhorar jogos através de emuladores avançados. A compatibilidade nunca é total. Podem existir jogos com falhas sérias, ou podem até nem correr.
Mais de 180 jogos com problemas
Segundo a lista já avistada pelo Eurogamer, há 141 jogos com problemas logo no arranque, e mais 47 com falhas dentro do jogo. E não estamos a falar de títulos obscuros ou esquecidos — entre os afetados estão pesos-pesados como:
- Rocket League
- Warframe
- Dead by Daylight
- Doom Eternal
- Wolfenstein 2
- Final Fantasy
- Alien Isolation
Se estavas a contar com uma transição suave, talvez seja melhor esperares por atualizações.
Então a retrocompatibilidade da Switch 2 vale mesmo a pena?
Vale, mas com asterisco. A emulação vai permitir que a grande maioria dos jogos funcione, mas há ainda muito trabalho a fazer. O ideal seria que tudo funcionasse perfeitamente desde o dia um. Mas, ao que tudo indica, isso não vai acontecer.
Ainda assim, isto é muito melhor que nada.