Como já deve ter visto pelos muitos leaks que têm chegado à Internet acerca da nova consola da Nintendo, que tem sido chamada de Switch 2, mas pode chegar ao mercado com um nome completamente diferente, a gigante Japonesa quer fazer um retrocesso naquilo que seria a evolução normal no hardware das suas consolas.
Afinal de contas, apesar do incrível sucesso do modelo OLED, a Nintendo está a planear equipar a sua consola de nova geração com um ecrã LCD de 8”. Porquê? Vamos tentar perceber.
Switch 2 esquece OLED para apostar no LCD. Porquê?
Portanto, segundo a grande maioria dos ‘leaks’ que têm chegado à Internet, a Switch 2 vai chegar ao mercado com um ecrã LCD de 8”, 256GB ou 512GB de armazenamento Interno, e muito provavelmente um SoC NVIDIA muito mais recente, e por isso mesmo, com suporte a todas as tecnologias gráficas que a gigante das placas gráficas tem trazido para o mercado com a sua gama RTX.
Mas… Um ecrã LCD numa consola lançada em 2024? Não é estranho? Talvez, mas existem razões para isso. Aliás, se por acaso não reparou, a consola portátil de 799€ da ASUS (ROG Ally) também faz uso de um ecrã LCD de 8” em vez de um ecrã OLED. A ASUS quis apostar num ecrã com um maior potencial de brilho para que os utilizadores se sintam confortáveis a jogar fora de portas, e claro, o LCD está ao preço da chuva comparativamente aos painéis OLED.
Mas o OLED não está muito mais barato? Sim, está! Isso é inegável. Mas, num mundo que se está a converter para o OLED, o LCD é obviamente muito mais barato, e por isso, numa consola que vai ser obviamente mais cara que a atual Switch OLED, vai dar uma maior margem de lucro à Nintendo.
No fim… São números!