Como deve saber, a Nintendo Switch 2 chega às prateleiras no dia 5 de junho com 256 GB de armazenamento interno, uma melhoria muito significativa face aos míseros 32 GB da versão original. Aliás, além de muito mais espaço, o armazenamento também é muito mais rápido. É que é da noite para o dia.
Mas a pergunta que muita gente continua a fazer é simples: “Será que preciso logo de comprar um cartão microSD?”
Bem, temos boas notícias. Os tamanhos dos jogos foram revelados… e a coisa parece bastante equilibrada face ao que costuma ser normal no mercado atual.
Switch 2: É preciso comprar logo um cartão SD? Ou há espaço para “brincar”?
Segundo novos rumores, Mario Kart World vai ocupar 23.4 GB, o que representa cerca de 10% do total de armazenamento disponível. Claro que estes 10% não contam com os ficheiros do sistema. Ou seja, como deve saber, os 256GB não vão estar totalmente à sua disposição, tal e qual como acontece em qualquer outra consola. Ainda assim, é um número bastante razoável para um jogo de lançamento.
Já Donkey Kong Bananza, o novo projeto da talentosa equipa de Super Mario Odyssey, fica pelos 10 GB. Metade do tamanho do novo Mario Kart e um sinal de que a Nintendo continua a apostar em optimização acima de tudo.
- Nota: O problema pode estar nos jogos fora do Universo Nintendo, como Elden Ring e outros.
Tamanhos reduzidos nos jogos clássicos e remasterizações
Outros títulos listados incluem:
- Super Mario Party Jamboree: Nintendo Switch 2 Edition – 7,7 GB
- Kirby and the Forgotten Land: Switch 2 Edition – 5,7 GB
- Pack GameCube com Zelda: Wind Waker, F-Zero GX e Soul Calibur 2 – 3,5 GB no total
Portanto, mesmo que só tenhas os 256 GB de origem, vais conseguir instalar vários jogos sem preocupações imediatas com espaço extra.
Terceiros? A história muda…
Como dissemos em cima, o problema pode surgir com jogos third-party. Cyberpunk 2077, por exemplo, vai usar um cartucho de 64 GB, o que significa que, se optares pela versão digital, esse será o espaço necessário. Ou seja, só este jogo ocupa 25% da memória total da consola.
A boa notícia? A Switch 2 suporta cartões microSD Express até 1 TB, para quem quiser ir com tudo já no primeiro dia.
Mas isto, apesar de ser uma boa notícia, também é um problema para quem quer comprar armazenamento. Os cartões MicroSD Express tendem a ser mais caros face aos cartões normais.
Conclusão
Se fores focado em jogos Nintendo, a nova Switch 2 não te vai obrigar a investir logo em armazenamento extra. Agora… se quiseres ir buscar Cyberpunk, Witcher, NBA 2K25, ou outras bombas de terceiros… convém começares a ver preços de cartões.