No início do ano, o DxOMark avaliou o desempenho da câmara do iPhone 11, dando-lhe uma pontuação geral de 109 pontos. Entretanto em outubro esta organização anunciou que tinha feito mudanças significativas no protocolo de testes de câmara. O iPhone 11 viu a sua análise refeita com base neste protocolo de teste atualizado e obteve uma nova pontuação geral que o coloca acima do Galaxy S20. Na prática são 10 pontos a mais que a primeira.
Surpresa: afinal a câmara do iPhone 11 ultrapassa o Galaxy S20!
A pontuação geral de 119 pontos foi dividida em 129 pontos para a fotografia. Assim empata com o Pixel 5. Destacam-se entretanto 36 pontos para zoom e 109 pontos para vídeo.
A análise refere que o iPhone 11 tira fotos precisas com uma ampla faixa dinâmica na maioria das condições testadas. A renderização de cores também é um dos seus pontos fortes, já que a maioria das imagens sai “vívida e agradável”. No entanto, diz-se que o equilíbrio de brancos tem um tom quente sob iluminação artificial fraca. A focagem automática é outra área forte em que o iPhone 11 se destaca.
Entretanto este smartphone fica aquém quando se trata de zoom, o que não é surpresa, considerando que ele não tem uma câmara telefoto como o iPhone 11 Pro Max. Os detalhes diminuem quando tira fotos de médio e longo alcance e a falta da câmara telefoto também significa que as fotos de retrato não são tão boas. Entretanto os retratos noturnos às vezes também ficam com exposição a mais.
Ao nível dos vídeos, o iPhone 11 recebeu um grande elogio – “um dos melhores dispositivos que testámos para imagens em movimento”. Ele acerta a exposição na maioria das vezes. No entanto há uma ligeira instabilidade do equilíbrio de brancos. É notória nos vídeos no interior. A focagem automática é rápida e a estabilização também faz um bom trabalho.
A DxOMark recomenda o iPhone 11 para quem aposta em fotos e vídeos. E agora que está mais barato é sem dúvida uma super-aposta porque está mais barato que o iPhone 12.
O que acha destes novos resultados? Conte-nos tudo nos comentários!
Receba as notícias Leak no seu e-mail. Carregue aqui para se registar. É grátis!