O PCIe 4.0 vai deixar de ser uma exclusividade da AMD no mundo dos computadores. Afinal, a Intel vai finalmente trazer suporte oficial ao standard com o lançamento dos processadores Intel Core 11000 e motherboards Series 500. (Curiosamente, algumas boards Intel Series 400 também têm suporte à tecnologia).
Em suma, com mais suporte à tecnologia no mercado, onde claro está, temos também de incluir a recente consola de nova geração da Sony, a PlayStation 5… Estamos a ver muitas e boas fabricantes a apostar em novos SSDs PCIe 4.0!
Aliás, no caso da Corsair, até já estamos a olhar para o refresh da primeira gama assente nesta tecnologia, primeiramente lançada durante o ano de 2019. (Altura em que demos as boas vindas aos Ryzen 3000 e boards X570).
Intel está prestes a suportar PCIe 4.0, por isso, vamos ter uma nova vaga de SSDs
Portanto, o novo Corsair MP600 Pro Gen4 já foi apanhado na Amazon Alemã. Uma entrada que foi rapidamente removida, porque claro está, o produto ainda não foi anunciado pela fabricante, e a Corsair odeia ‘leaks’ deste tipo.
Dito tudo isto, o novo MP600 Pro é o sucessor ao atual MP600, trazendo para cima da mesa a segunda geração do controlador Phison PCI 4.0 PS5018-E18. Ou seja, estamos a falar de um SSD capaz de chegar aos 7000MB/s de leitura e 6850MB/s de escrita… Uma melhoria simplesmente brutal, se tivermos em conta que o atual MP600 “apenas” chega aos 4950MB/s e 4250 MB/s (escrita/leitura).
Além de tudo isto, a Corsair também parece estar pronta a garantir 3600 TBW para o modelo de 2 TB.
Curiosamente, parece cada vez mais óbvio que as fabricantes já estão prestes a chegar ao limite da interface PCIe 4.0 x4, que tem um limite teórico de mais ou menos 8000MB/s. Extraordinário, se tivermos em conta que tudo aconteceu em apenas 18 meses.
Quanto à data de lançamento e preço das drives, ainda não fazemos ideia… Mas se já apareceu na Amazon, não deve tardar em ser anunciado.
Ademais, o que pensa sobre tudo isto? Partilhe connosco a sua opinião nos comentários em baixo.