A próxima arma dos supermercados não são as promoções!

Temos assistido a muitas formas de concorrência entre os supermercados. Nuns casos são os preços e as muitas promoções. Noutros é a publicidade de TV em que alguns anúncios acabam por responder a outros. No entanto a próxima arma dos supermercados não são as promoções. De facto, é algo bem mais poderoso e que pode fazer toda a diferença. Sobretudo numa altura em que os veículos elétricos parecem estar mais nada moda do que nunca, uma tendência que não deverá parar. Quem ganha com tudo isto? Os consumidores! É por este motivo que a próxima arma dos supermercados não são as promoções.

A próxima arma dos supermercados não são as promoções!

Aliás se formos a analisar o estado do mercado e olharmos para a distribuição de carregadores elétricos vemos que a disponibilização destes equipamentos tem sido uma grande tendência de centros comerciais e outros espaços do género. O mesmo se passa com vários hipermercados como o Continente, Auchan e LIDL.

O LIDL quer ganhar vantagem sobre os outros neste campo e como tal quer disponibilizar os preços mais acessíveis. Tudo para conquistar mais clientes. Isto é sem dúvida mais um motivo para as pessoas visitarem o LIDL. Já que o veículo está a carregar, aproveita-se e faz-se umas compras. Mas os outros estabelecimentos comerciais também apostam em estratégias diferentes. Assim podem ter as tarifas um pouco mais caras mas depois disponibilizam bónus para compensar isto como é o caso do continente.

Duas formas diferentes de atrair clientes

Existem aqui duas formas claras de se atrair cliente. Ou pelo disponibilização de tarifas mais baixas, ou pelo carregamento rápido. Em alguns casos as duas. No entanto, há sempre uma coisa que temos de ter em conta. É tudo muito bonito no que diz respeito ao carregamento rápido. Ainda assim é preciso termos atenção que ele acaba por tirar tempo de vida à bateria.

Os preços são de facto uma das apostas chave para atrair clientes. No caso do Auchan não conseguimos encontrar os preços online. No entanto, tanto o LIDL como o Continente fazem-no de forma muito explicita.

Dito isto, no caso do LIDL e olhando para a página oficial vemos rapidamente a tarifa aplicada.

No Continente passa-se exatamente a mesma coisa.

No entanto e apesar da diferença de preços existem algumas iniciativas que os podem atenuar. Por exemplo, no caso do Continente apesar da tarifa ser um pouco mais elevada temos acesso a algumas promoções que compensam este facto.

Por exemplo, por cada compra de valor igual ou superior a 30 € nas lojas Continente, Continente Modelo e Continente Bom Dia aderentes, os clientes beneficiam de uma oferta em minutos para utilizar no serviço Continente Plug&Charge – 15 minutos (Rápido) ou 30 minutos (Lento), no saldo do seu Cartão Continente. A oferta tem validade de 10 dias.

Entretanto o Continente refere que não existe valor mínimo de utilização, isto é, pode abastecer menos de 15 minutos. Nesse caso irá acumular em saldo no Cartão Continente os minutos equivalentes ao carregamento efetuado. Uma vez que o desconto é de utilização única, se o abastecimento for inferior a 15 minutos, é considerado que utilizou a campanha na sua totalidade.

Em breve haverão mais estabelecimentos a juntarem-se a isto de acordo com os rumores que circulam na Internet. Fala-se, por exemplo, do Leroy Merlin em Sintra.

A propósito disto e à semelhança do LIDL também o Mercadona disponbiliza preços mais competitivos para os clientes. A informação que consegui encontrar embora não seja recente é de 0,02 €/min. Infelizmente não consegui confirmar se continua igual ou não.

O consumidor é que ganha

Quem ganha com isto tudo é o consumidor. Mais oferta, melhores preços mas sobretudo com a disponibilização de mais carregadores começa a diminuir o denominado Charge Rage.

Já várias empresas falaram sobre isto e inclusivamente lá fora a empresa LeaseElectricCar.co.uk veio também a público dizer que é urgente o surgimento de um código de conduta para pôr fim às situações com automobilistas que discutem nos pontos de carregamento. Dito isto, os condutores relatam vários incidentes com condutores revoltados, que argumentam sobre quem irá a utilizar o ponto de carregamento a seguir. Até há pessoas a desligarem de repente os outros veículos para que possam utilizar o carregador.

Com o aumento das estações de carregamento estes problemas tendem a diminuir.

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Bruno Fonseca
Bruno Fonseca
Fundador da Leak, estreou-se no online em 1999 quando criou a CDRW.co.pt. Deu os primeiros passos no mundo da tecnologia com o Spectrum 48K e nunca mais largou os computadores. É viciado em telemóveis, tablets e gadgets.

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