Os automóveis modernos têm um conjunto de instrumentos, sensores e componentes electrónicos que fazem com que uma bateria acabe por durar menos tempo. Quando o seu tempo de vida chega ao fim tem de se substituir. Embora seja um processo simples, as coisas muitos vezes não correm assim de forma tão linear. Dito isto, há alguns problemas que surgem após a substituição da bateria.
Uma bateria de automóvel com boa saúde é essencial para o funcionamento correto de sistemas eléctricos complexos. Por esse motivo, a substituição da bateria é imprescindível se estiver a lidar com problemas como o facto de o carro não arrancar ou a luz de aviso da bateria no painel de instrumentos se acender.
Além disso, é uma das melhores formas de lidar com uma bateria de automóvel descarregada.
O carro não pega
Quando liga um carro, a bateria alimenta o motor de arranque. Depois disso, o alternador do carro mantém o veículo a funcionar. No entanto, um carro que dá a partida mas não arranca é um problema elétrico que acontece frequentemente após a substituição da bateria ou quando a bateria está com pouca carga.
Isto acontece devido à instalação incorrecta da bateria ou a terminais soltos. Além disso, os terminais gastos ou danificados são razões para este problema elétrico. Neste caso, desligue a ignição e verifique se os terminais precisam de ser limpos ou corretamente montados.
Depois de se certificar de que tudo está em ordem, pode tentar ligar o automóvel novamente. Se o problema persistir, pode tentar formas de arrancar a bateria do automóvel.
Cheiro a queimado
Um cheiro a queimado num carro nunca é um bom sinal. Seja a queimar óleo, a aquecer o motor ou a provocar um curto-circuito, todos estes são sinais de preocupação para os proprietários de automóveis. Se tiver ligado os terminais ao contrário, irá provocar uma faísca e o cheiro a queimado seguir-se-á. Embora seja difícil identificar o tipo de cheiro a queimado, pode verificar debaixo do capot.
Quando sente o cheiro a queimado num fio, isso deve-se à inversão da polaridade. Além disso, é um dos problemas eléctricos muito comuns após a substituição da bateria de um automóvel. Pode resolvê-lo instalando corretamente os terminais.
Verifique o motor e a luz de aviso da bateria
Se a substituição da bateria for efectuada de forma incorrecta, a luz de verificação do motor acende-se juntamente com a luz de aviso da bateria. Uma vez que os computadores do automóvel (unidade de controlo eletrónico) não recebem energia, a luz de verificação do motor indica problemas eléctricos.
Além disso, alguns componentes eléctricos podem perder a memória devido à falta de energia.
Falha nos vidros, faróis e buzina
Vários componentes do automóvel podem funcionar mal devido a problemas na bateria. Por exemplo, o botão de abertura e fecho da janela não recebe energia e não funciona. Da mesma forma, os faróis podem falhar. Além disso, a buzina do automóvel também pode não funcionar.
Entretanto o alarme do automóvel pode funcionar mal, o que alerta os condutores quando destrancam o automóvel. Alguns sensores podem deixar de funcionar. Todos estes componentes requerem uma recalibração correta.
Verifique primeiro os terminais da bateria do automóvel. Se os terminais estiverem soltos, repare-os. Além disso, pode aprender a remover a corrosão da bateria e dos terminais para evitar estes problemas.
Drenagem rápida da bateria
Um dos problemas eléctricos mais cruciais após a substituição da bateria do carro é a drenagem constante. Uma vez que a bateria está entre as reparações de bricolage para os proprietários de automóveis, pode tornar-se um problema grave se não for substituída corretamente.
Receba as notícias Leak no seu e-mail. Carregue aqui para se registar É grátis!