Windows 11: substitua já o Explorador de ficheiros por isto!

O Explorador de Ficheiros do Windows 11 tem tido alguns altos e baixos. De facto, o novo design mexeu em algumas características familiares. O menu do botão direito do rato foi truncado, assim como as opções existentes nas faixas. Algumas atualizações depois, as coisas melhoraram e o Windows 11 adicionou finalmente suporte para separadores no Explorador de Ficheiros. Mas se estiver aborrecido com a falta de consistência na aplicação do Windows 11, existe uma alternativa gratuita, de código aberto chamada simplesmente a aplicação Ficheiros. Assim substitua o Explorador de Ficheiros do Windows 11.

Windows 11: substitua já o Explorador de ficheiros por isto!

Onde descarregar a aplicação Ficheiros gratuitamente

Pode descarregar a aplicação Ficheiros na Microsoft Store oficial (também disponível gratuitamente no site da Microsoft) e pode utilizá-la como substituto do Explorador de Ficheiros. Mas, antes de o fazer, sugerimos que crie uma cópia de segurança do seu computador e dos ficheiros importantes. Isto por segurança. É que se trata de uma aplicação com permissões para editar diretamente todos os ficheiros do seu computador.

As vantagens

A aplicação Ficheiros tem algumas vantagens, a começar por um modo escuro que funciona independentemente do seu tema do Windows 11. Como mencionámos acima, a aplicação tem navegação por separadores incorporada e pode ativar uma funcionalidade que abre automaticamente todas as pastas em novos separadores.

A interface, por defeito, parece uma versão mais polida da aplicação Explorador de Ficheiros do Windows 11, mas há muita coisa escondida. Pode ativar uma vista de colunas semelhante ao Finder do macOS e pode também ter uma vista de painel duplo para mover rapidamente os ficheiros. Entretanto a aplicação Ficheiros também tem pré-visualização para que possa pré-visualizar uma fotografia sem a abrir numa aplicação.

Para além do que já referimos a aplicação Ficheiros funciona com o OneDrive e o Google Drive por predefinição. Assim pode ver todos os ficheiros armazenados na sua conta de armazenamento na nuvem e pode pré-visualizar e descomprimir ficheiros. Pode adicionar também suporte para outros serviços, como o iCloud Drive e o Dropbox.

Deverá passar algum tempo a explorar as Preferências, onde encontrará muitas opções para personalizar os Ficheiros. Ou seja, algo que não é possível na aplicação Explorador de ficheiros. Pode escolher exatamente o que aparece na barra lateral (ocultando dispositivos extra e secções de que não precisa) e, se estiver disposto a isso, pode definir as cores de cada secção da aplicação e transformar a aplicação Ficheiros em algo semelhante ao Finder do macOS.

Siga a Leak no Google Notícias e não perca todas as informações mais importantes.

mm
Bruno Fonseca
Fundador da Leak, estreou-se no online em 1999 quando criou a CDRW.co.pt. Deu os primeiros passos no mundo da tecnologia com o Spectrum 48K e nunca mais largou os computadores. É viciado em telemóveis, tablets e gadgets.

Leia também

Newsletter Leak

Receba todas as notícias e destaques diretamente no e-mail. É grátis!

Siga-nos no Google Notícias

Artigos relacionados