Eu sou do tempo do eMule, do BTuga e até do BTNext, da altura em que se queríamos uma simples música, tínhamos de escavar o mundo da Internet até a descobrir, e depois usar um qualquer serviço de p2p. Hoje em dia é tudo mais fácil. Já ninguém faz download de música graças ao impacto dos serviços de streaming como é o exemplo do Spotify, YouTube Music, Apple Music, etc… e de facto, poucas são as pessoas que ainda fazem downloads de séries, filmes ou jogos.
No lado dos jogos então, o mundo anti-pirataria fez mesmo danos graves à comunidade, com ferramentas que demoram meses a ser contornadas.
Mas, no lado das séries e filmes, a coisa está mesmo fácil. Aliás, acredito que nunca esteve tão fácil como agora.
- Nota: Isto não é um artigo para levar as pessoas a fazer pirataria de conteúdo multimédia. É apenas uma opinião sobre os tempos que vivemos.
Stremio: Finalmente instalei. Ser pirata nunca foi tão fácil!
- Nota 2: O Stremio é um pouco como o KODI. Não é uma app pensada apenas e só para a pirataria. A app por ela só é perfeitamente legal, o que a torna mais ou menos legal são os seus add-ons.
Portanto, como normalmente tenho sempre todos os serviços de streaming do mercado ativos, nunca tive grande necessidade de “sacar” filmes, séries, ou o que quer que seja. Mas, com o encarecimento geral deste mundo, a realidade é que começa a ser muito difícil manter tanta subscrição ativa, por isso, algumas estão a começar a desaparecer.
Só em 2025 já cancelei Apple TV, F1 TV, YouTube Premium, e não sei se a Netflix não vai pelo menos caminho depois do recente encarecimento de 2€ em Portugal. Infelizmente não há dinheiro para tudo, e como é óbvio, há coisas muito mais importantes na vida para pagar do que plataformas de streaming. Foi exatamente por isto que decidi instalar pela primeira vez o Stremio, na minha Smart TV, para perceber afinal o que é isto e como funciona.
Fiquei estupefacto… É tão fácil!
De facto, na altura em que o Stremio chegou ao mercado, eu já tinha instalado para saber do que estava a falar. Mas, desde aí, nunca mais lhe tinha tocado. Sendo exatamente por isso que fiquei extremamente surpreendido de instalar na Smart TV, fazer log-in na minha conta a partir de um simples código QR, e do nada, todos os add-ons que tinha instalado há vários meses continuam ativos, e de facto atualizados.
Não tive de fazer absolutamente nada! Tinha todo o conteúdo de todas as plataformas de streaming à minha frente, sem pagar um único cêntimo.
- Nota: Sim, é verdade que para ter o valor máximo tem de pagar uma subscrição a um serviço debrid. Sendo também uma excelente ideia ter um serviço de VPN ativo. Mas isto não é algo obrigatório.
Estamos a viver um mundo em que qualquer pessoa, por mais “naba” que seja, pode meter na sua cabeça o chapéu do Jack Sparrow. Já tinha dito isto no lado do streaming de jogos de futebol, e volto a dizer isto para as séries e filmes. É mesmo impressionante, especialmente para quem vem de uma altura em que era necessário deixar o PC ligado durante toda a noite para “sacar” um filme, uma série ou um qualquer jogo.
Antes de mais nada, o que pensa sobre tudo isto? Partilhe connosco a sua opinião na caixa de comentários em baixo.