A maioria das pessoas utiliza a sua Smart TV não só para ver os canais normais acessíveis através de uma box, mas também como porta de entrada para os mais variados serviços de streaming. Com a TV acedemos facilmente à Netflix, Prime Video, Disney+, HBO, Sky Showtime e outros serviços. No entanto, nem sempre os serviços de streaming da Smart TV funcionam bem. Na maioria das vezes a culpa é da Internet, ou melhor, da forma como acede a ela e quando pensamos que estamos a configurar tudo da melhor forma na realidade estamos a fazer uma grande asneira.
Streaming: mudar isto na sua Smart TV pode ser uma asneira!
De uma forma geral a maioria das pessoas concorda que utilizar uma ligação por cabo é melhor que uma ligação Wi-Fi. Menos interferências, temos uma ligação direta ao router e melhores velocidades. No entanto, devido à forma como foram criadas algumas Smart TV inclusivamente modernas, esta pode ser uma má opção.
De facto, muitas pessoas que se queixam de uma má qualidade de streaming mudam para uma ligação por cabo, ou utilizam-na desde sempre. O problema é que alguns fabricantes optaram por integrar uma porta Ethernet 10/100 que limita muito a qualidade daquilo que podemos receber. Sobretudo se estivermos a falar de uma TV 4K. Claro que na maioria dos casos isto não vai causar grandes problemas. Por exemplo, o Netflix pode precisar de uns 40 ou 50 mbps e isto ainda deixa muita largura de banda livre. No entanto pode prejudicar se estiver a descarregar jogos ou filmes para o armazenamento interno do televisor. Aí a velocidade mais elevada será excelente.
Seja como for há uma coisa que deve fazer sempre. Verificar como se comporta a sua TV com uma ligação com fios e com uma ligação Wi-Fi. Ou seja, não confie cegamente por ser uma tecnologia ou outra. O que importa é que consiga a melhor qualidade de streaming e de serviço.