Os preços do streaming vão aumentar de uma forma generalizada. Aliás os rumores já revelaram uma das razões para o aumento de preços na Netflix. Na prática deve-se ao fim da greve com os argumentistas. É que na prática vai acabar por suportar os custos dos novos acordos. No entanto, apesar do streaming mais caro há boas razões para continuar a tê-lo.
Streaming fica mais caro mas vai valer a pena para ter isto!
A greve da Writers Guild of America começou a 2 de maio de 2023 e exigiu que todos os escritores de Hollywood pousassem as canetas até que os termos do sindicato fossem cumpridos. Exigiram salários justos, proteção contra questões relacionadas com conteúdos gerados por IA e melhores cuidados de saúde e contribuições para pensões. Pouco depois, em julho de 2023, juntaram-se-lhes os artistas do SAG-AFTRA, o que implicou ainda mais atrasos na produção. Finalmente, aqueles cobertos pelo WGA receberam condições muito melhores e, embora os atores do SAG ainda estejam em greve, os estúdios começaram a dar prioridades às séries de TV que precisam começar a produção o mais rápido possível. Assim apesar do streaming mais caro novos conteúdos não vão faltar!
Anatomia de Grey
Anatomia de Grey está a entrar na sua 20ª temporada, provando o quão popular e amada é esta série de drama médico. Com base nas datas de lançamento das temporadas anteriores, a nova temporada deveria ter sido lançada por volta do outono de 2023. No entanto, as greves do WGA e do SAG tornaram isso impossível. Agora que os argumentistas de Hollywood chegaram a um acordo, a ABC estará ansiosa por terminar a 20ª temporada de Anatomia de Grey. Se tudo correr bem, novos episódios poderão ser vistos por volta da primavera de 2024.
Abbott Elementary
Quinta Brunson, a criadora da sitcom Abbott Elementary, foi uma das vozes motrizes da greve do WGA – pelo que o recente acordo é uma grande vitória para ela. A série tinha sido renovada para uma terceira temporada no início de 2023, mas pouco mais foi dito sobre o assunto devido às greves. Poderá demorar algum tempo até que a produção comece, especialmente porque Abbott Elementary terá de lutar com outras séries da ABC por espaço no estúdio quando a greve do SAG terminar.
9-1-1: Lone Star
9-1-1: Lone Star, um spinoff do 9-1-1, teve um início bem-sucedido em 2020 e, apesar das dificuldades associadas à pandemia COVID-19, conseguiu continuar. A quarta temporada foi ao ar no início de 2023. Já a quinta deveria ter começado a produção há algum tempo para cumprir seu lançamento tradicional em janeiro.
Lei e Ordem
Law & Order é facilmente o drama policial de maior sucesso de todos os tempos, então não é surpresa que seja uma prioridade. Law & Order: SVU tem por hábito estrear novas temporadas a partir de setembro, mas isso não acontecerá certamente na 25ª temporada. Ainda assim, com o fim da greve da WGA, a NBC está motivada para fazer com que esta popular série volte ao ar. Law & Order: SVU terá menos episódios do que o habitual – apenas cerca de 12. Isso deve permitir que a produção avance rapidamente. Mesmo com o streaming mais caro é uma série que ninguém vai querer perder.
One-Chicago
One Chicago inclui as séries Chicago Fire, Chicago P.D. e Chicago Med. Todas as três séries concluíram suas temporadas mais recentes em maio de 2023, pouco antes do início da greve do WGA. Historicamente, lançam novas temporadas entre setembro e novembro, mas isso claramente não vai acontecer desta vez.
FBI
A 6ª temporada de FBI é outra série que, embora confirmada, nunca entrou em produção. A 5ª temporada terminou em maio de 2023, e as novas temporadas têm começado historicamente em setembro. Sendo mais um projeto de Dick Wolf, tal como Law & Order e Chicago, FBI é outra das prioridades da NBC, que apenas conseguiu lançar novos episódios de NCIS: Sydney durante a temporada de 2023-2024. Se tudo correr bem, a 6ª temporada de FBI poderá juntar-se às outras séries de Wolf para um lançamento no primeiro trimestre de 2024.
House of the Dragon
A popular série spin-off de Game of Thrones, House of the Dragon, continuou a produzir a segunda temporada apesar das greves do WGA e do SAG. O guião já estava concluído e, uma vez que a maioria dos actores está abrangida por uma entidade diferente do SAG-AFTRA, estavam legalmente obrigados a continuar o seu trabalho. No entanto, isto não quer dizer que o facto de o WGA ter chegado a um acordo não seja uma boa notícia para a série da HBO. Produções de grande envergadura como House of the Dragon requerem normalmente reescritas ao longo da produção, mas a greve tornou isso impossível. Agora o que for preciso pode ser corrigido e o lançamento continuar para o verão de 2024.
The Last of Us
The Last of Us teve grande sucesso quando a primeira temporada estreou em janeiro de 2023. Foi renovada para a 2ª temporada após apenas dois episódios, e o público já está ansioso para ver mais da história. Ainda assim, a HBO é conhecida por levar o seu tempo com produções como esta. Isto significa que a greve da WGA não deverá ter tido um impacto muito negativo na data de lançamento da 2ª temporada. É possível que, com o número de grandes séries a que a HBO está a dar prioridade, a segunda temporada de The Last of Us terá que esperar a sua vez. No entanto temos de ter um lançamento em 2024-2025.
Wednesday
Wednesday é um dos maiores sucessos da Netflix para a TV, e os fãs estavam ansiosos para que a popular menina Addams voltasse a Nevermore para a 2ª temporada. Embora fosse preferível um lançamento em novembro, tal não será possível para a segunda temporada, mas a plataforma de streaming está alegadamente a dar prioridade à segunda temporada de Wednesday em detrimento de outros originais da Netflix, como Cobra Kai. Seja como for só devemos ter novidade na primavera de 2024.
Stranger Things
Talvez o projeto televisivo mais popular da Netflix, Stranger Things é outra prioridade para o gigante do streaming. Ao contrário dos dramas policiais acima, este drama de terror de ficção científica requer um trabalho significativo na pós-produção. Isto significa que mesmo que os escritores da 5ª temporada de Stranger Things comecem a trabalhar imediatamente e a produção comece assim que os atores do SAG conseguirem seu acordo, é improvável que vejamos uma estreia até 2025.